Compartilhe

Certificação atesta adoção de melhores práticas em gestão de software
 
A BSA – The Software Alliance, líder global na defesa da indústria de software perante governos e no mercado internacional, formalizou, no dia 7 de maio, a certificação Verafirm do Centro Adventista de São Paulo (UNASP). O UNASP é formado por três campus universitários – um na capital, São Paulo; outro na cidade de Hortolândia, onde está a sede; e o terceiro em Engenheiro Coelho, no interior do estado.  Todas as unidades receberão a certificação, no que será a primeira concessão Verafirm em rede, no Brasil. 
 
A certificação Verafirm, reconhecida globalmente, atesta qualquer empresa, seja lá qual for o porte e segmento, como organização que adota as melhores práticas em gestão de softwares (Software Asset Management – SAM), de acordo com os padrões internacionais da ISO 19770-1. Ao obter a Verafirm, a empresa não só tem a garantia de que está operando de acordo com padrões de excelência globais e de que está otimizando os seus investimentos em software, mas também obtém o benefício da abstenção de auditoria de software por dois anos, fornecido pelos fabricantes que participam da certificação. 
 
Para receber a certificação Verafirm, o UNASP implementou as melhores práticas para a gestão de seus ativos de software, de acordo com os padrões internacionais, e depois passou por uma auditoria externa que comprovou o sucesso da operação. Todo o processo levou dois meses. A fim de manter e sistematizar essas práticas no longo prazo e de acordo com a realidade do centro, o UNASP vem cumprindo o curso BSA para Software Asset Management (SAM).  “O curso de Software Asset Management (SAM) foi desenhado para profissionais da área de TI, mas pode ser estendido a outros executivos, na medida em que a tecnologia se torna cada vez mais estratégica dentro das empresas”, diz Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil. “Ele apoia as companhias certificadas a manterem os benefícios advindos da Verafirm”, completa.  
 
Benefícios da gestão de software 
 
“Não se trata apenas de um selo. A Verafirm oferece, além da certificação, ferramentas educacionais para ajudar as companhias de todos os tamanhos a adotarem as melhores práticas na gestão dos softwares e a garantir uma forte administração de TI. Ou seja, ajuda as empresas a descobrirem se realmente precisam de todos os softwares que compram, se estão em dia com suas licenças, e como podem ser mais eficazes nessa administração, ganhando tempo, eficiência e economizando dinheiro”, diz Jodie Kelley, líder da BSA para os programas de certificação Verafirm e antipirataria no Brasil e no mundo. Segundo levantamento da BSA, realizado com diretores de TI, para 50% deles gerir as licenças dos ativos de software é justamente o principal desafio organizacional da área.  
 
Segundo levantamento da International Data Corporation (IDC), 56% das empresas que adotaram processo de gestão dos ativos de software descobriram que tinham mais ferramentas do que realmente precisavam.  Por outro lado, 38% tinham licenças insuficientes. O mesmo levantamento global mostrou que as organizações perdem uma média de US$ 407,00 em custos de licenciamento de software por computador, por ano.  
 
De acordo com Kelley, os principais benefícios da certificação para as empresas são: retorno do dinheiro investido, uma vez que 80% das empresas certificadas reduzem seus custos com licenciamento em 35%; tolerância nas auditorias, pois a certificação isenta a empresa de processos de auditoria por dois anos, e mais segurança da informação e reconhecimento global. 
 

acesso rápido

pt_BRPT