Compartilhe

Entrevista com Ricardo Auriemo, diretor da Inovapar

 

A transformação digital está em andamento também na área de saúde, levando as empresas que atuam nesse segmento, como hospitais, laboratórios e clínicas, a refletirem sobre seus investimentos em TI, tendo em vista que as tecnologias impactam nas pessoas, nos processos e em toda a estratégia de negócios e, principalmente, no atendimento ao paciente e no tratamento médico.
 
Sobre esse tema, o Portal da ABES entrevistou Ricardo Auriemo, diretor da Inovapar, empresa de consultoria, projetos e integração de tecnologia com foco na área de saúde. O executivo destacou que existe “um contexto único de interação complexa entre os participantes do sistema de saúde com baixa tolerância a falhas, exigindo alto grau de confiabilidade das soluções da TI utilizadas”. Hospital Samaritano, Amil, FiDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem e Salomão Zoppi Diagnósticos são alguns dos clientes da empresa.
 
A seguir, confira a entrevista completa com Auriemo:
 
Quais são os desafios da área de saúde para as empresas de TI?
O maior desafio é o peso que área de saúde representa, hoje, para a sociedade em termos de investimentos, pois os custos têm aumentado no Brasil e no mundo, por causa de fatores como o envelhecimento da população, a maior expectativa de vida das pessoas, o aumento da incidência de doenças crônicas, e a pressão pela adoção de novas tecnologias. Diante dessa complexidade, um dos principais meios para aumentar a produtividade do sistema de saúde como um todo, tanto nas organizações públicas quanto nas privadas, é representado pela tecnologia da informação.
 
Qual é o papel da TI no segmento de saúde?
Na área de saúde, a tecnologia de informação deveria ser utilizada para capturar dados a fim de transformá-los em informações valiosas, a serem fornecidas para os usuários de uma determinada empresa. Imagina a quantidade de dados que, potencialmente, poderiam ser gerados sobre um determinado assunto, como a saúde de idosos, por exemplo. Quanto de informação é possível conseguir a respeito da saúde de um único indivíduo ou inferir a respeito das condições de saúde de uma determinada parcela da população. A TI impacta todos os processos e, por isso, existe uma complexidade maior envolvida com a adoção das inovações tecnológicas, que atingem diferentes públicos: médicos, gestores, colaboradores, pacientes, fornecedores e, até mesmo, órgãos públicos ou de controle, como uma agência de saúde complementar. Capturar informação e fazer integração de sistemas na área de saúde é bastante complexo e desafiador.
 
Como a TI contribui para essa melhoria?
A tecnologia oferece a possibilidade de melhorar a tomada de decisão em termos de conduta médica, tanto de predição, prevenção ou tratamento. A predição já é uma realidade, por exemplo, por meio de exames genéticos que indicam tendências de doenças, uma área da medicina que está evoluindo, apesar de não ser ainda tão proeminente. Hoje em dia, o médico tem uma quantidade de informação tão grande que seria difícil para ele lidar com este volume de dados sem o auxílio da tecnologia da informação.
 
Outro aspecto fundamental da TI é na gestão dos recursos, especialmente tendo em vista que este dinheiro é escasso e que os serviços de saúde, de forma geral, são avaliados negativamente pela população. As pessoas exigem que os serviços sejam melhores e a tolerância a falhas é baixa, pois os erros podem representar graves riscos. Desta forma, é fundamental usar os recursos para melhorar o atendimento aos pacientes, conferir rapidez ao diagnóstico, proporcionar os melhores tratamentos, implementar campanhas de saúde, por exemplo.
 
Quais outros aspectos que marcam a complexidade do setor de saúde?
A obrigação crescente de direcionar mais investimentos para a saúde e gerar mais eficiência esbarra com o fato de que cada caso é um caso, ou seja, cada atendimento médico é único, cada indivíduo é diferente e tem uma situação específica de suas condições de saúde. Ou seja, existe a necessidade de individualizar e humanizar o atendimento ao paciente e, ao mesmo tempo, tem a busca por padronização, eficiência nos processos e redução de custos. São duas forças antagônicas que precisam ser harmonizadas. Por isso é que as regras de negócios são complexas.
 
Quais as principais soluções oferecidas pela Inovapar no mercado brasileiro?
A Inovapar tem uma gama de soluções de gestão voltadas, principalmente, para os serviços de diagnósticos, como exames laboratoriais, de genética, de imagem, incluindo o diagnóstico combinado, que une uma série de informações de vários centros laboratoriais. Temos soluções também que facilitam a interação entre os pacientes e a instituição prestadora de serviços, entre o médico e os pacientes. Destacamos o Portal Web de resultados, laudos e imagens, que está sendo muito bem avaliado pelo mercado. O importante é que esta plataforma pode ser integrada ao software de gestão operacional que roda no local no qual o médico atende, ou seja, onde as informações serão analisadas pelo especialista. Temos ainda as tecnologias de mobilidade, que tornam estas informações acessíveis em qualquer lugar. Em cada cliente, implementamos uma filosofia que vai além da simples venda de software, pois analisamos a situação existente numa determinada empresa e verificamos como otimizar os recursos disponíveis, inclusive.   
 
Quais os diferenciais da equipe de colaboradores da Inovapar?
Nossa equipe é formada por desenvolvedores, mas também temos funcionários que vieram da área de saúde, que já vivenciaram a rotina operacional de um laboratório, de uma clínica. Ou seja, a Inovapar tem uma equipe multidisciplinar, que inclui farmacêuticos, biomédicos, especialistas em análise clínica, entre outras profissões. A parte de recursos humanos para nós é vital. Temos muita satisfação em receber, há vários anos, o reconhecimento dos nossos colaboradores por meio da pesquisa Great Place to Work, na qual o grupo Touch Health, do qual a Inovapar faz parte, aparece entre as melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil.
 
Quais são os canais de distribuição utilizados pela Inovapar?
A empresa atua com venda direta e também tem representantes em diferentes regiões do Brasil. Destacamos ainda a parceria com a GE Healthcare, por meio da qual ela oferece soluções da Inovapar como parte do seu portfólio. Ao mesmo tempo, nós somos um canal de distribuição homologado dos softwares da GE no mercado brasileiro. 

acesso rápido

pt_BRPT