Compartilhe

Empresa atinge mais de 50% em eficiência na segurança de TI com gestão centralizada de cibersegurança em endpoints
 
A SuperVia é uma empresa brasileira privada que opera serviços ferroviários metropolitanos do Rio de Janeiro. Com uma linha de 270 km e 102 estações em 12 cidades, a companhia transporta uma média de 600 mil passageiros por dia. Contando atualmente com 2.500 funcionários em três instalações, a SuperVia deparou-se com um desafio: modernizar seu ambiente de TI, que inclui 700 estações de trabalho, um datacenter com 200 servidores e sistemas e aplicativos legados.
 
Segurança e integridade digital
 
Além de melhorar sua infraestrutura digital, a empresa precisava garantir a integridade de milhares de dados sensíveis, como informações financeiras, contratos e até fotos e vídeos das câmeras em suas estações ferroviárias. “A solução de segurança usada anteriormente não impediu a entrada de vírus por pendrives e ocorrências de ransomware; por isso, desta vez, necessitávamos de uma solução de segurança realmente efetiva”, afirma Gilberto Sousa, CIO da SuperVia.
 
Depois de analisar soluções de vários provedores de segurança e com a própria recomendação da controladora da SuperVia, Sousa optou pela Trend Micro, empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem. 
 
“Conhecemos a excelente reputação da Trend Micro e, após analisarmos os recursos oferecidos, como a proteção contra vulnerabilidades, sabíamos que a empresa poderia proteger nosso ambiente legado. Somos parceiros da Trend Micro desde 2015 e a experiência tem sido muito boa”, diz.
 
Soluções utilizadas
 
Para enfrentar os desafios de vulnerabilidade digital, proteger informações confidenciais e solucionar os problemas de conformidade, a SuperVia instalou a solução Trend Micro Smart Protection para Endpoints. Com tecnologia de segurança XGen e machine learning de alta fidelidade, a solução combina técnicas de proteção contra ameaças para eliminar falhas de segurança em todas as atividades do usuário e em todos os endpoints. “Essa abordagem com multicamadas protege nosso ambiente legado contra ransomwares, malware desconhecidos, ataques direcionados e outros exploits”, esclarece Sousa.
 
Com segurança proativa contra ameaças e vulnerabilidades para proteger os sistemas e aplicativos legados da SuperVia, a solução protege os endpoints, pen drives e unidades removíveis e servidores de arquivos.
 
Para uma gestão centralizada e criptografia de aplicativos de endpoint, a SuperVia adotou o Trend Micro Control Manager. “Os produtos da Trend Micro têm muitas vantagens em relação aos concorrentes. Gostamos também dos recursos de segurança incorporados em soluções como OfficeScan e Vulnerability Protection”, completa Gilberto Sousa.
 
Resultados
 
A combinação das soluções da Trend Micro para a central de dados e endpoints garantiu uma melhora geral para a segurança da SuperVia. De acordo com o CIO, nos últimos dois anos, o Trend Micro Smart Protection for Endpoints bloqueou mais de 18 mil ataques e melhorou o compliance da empresa em 100%.
 
Além disso, o Trend Micro Control Manager permitiu o monitoramento de diferentes camadas da infraestrutura de TI e administração dos potenciais riscos. Com uma visibilidade completa e simplificada da gestão de segurança, a equipe de TI da SuperVia conseguiu melhorar sua eficiência em mais de 50%.
 
O principal benefício é a tranquilidade de saber que o ambiente de TI da SuperVia está protegido contra ameaças cibernéticas. “Mesmo com nosso ambiente muito complexo, tenho plena confiança na Trend Micro e acredito que a solução de segurança é, hoje, a melhor do mercado”, finaliza.
 
Perspectivas
 
A SuperVia está sempre em busca de formas de se proteger contra as novas e futuras ameaças. Por isso, a empresa planeja, no futuro breve, atualizar os servidores e instalar a solução Trend Micro Deep Security.
 

acesso rápido

pt_BRPT