Compartilhe

Uma pesquisa da Universidade de Carnegie Mellon e da Pensilvânia mostrou que bastam alguns centavos para se conseguir atingir uma boa quantidade de PCs com softwares maliciosos.

 
Os pesquisadores utilizaram o Mechanincal Turk, um serviço da Amazon, que permite a um contratante conseguir pessoas para realizar ações impossíveis para softwares:  eles contrataram pessoas para rodar um programa sem um fim definido por um período de uma hora, para receberem um código e, posteriormente, o pagamento. O trabalho foi apresentado apenas como "ganhe dinheiro sem fazer nada".
 
Oferecer o pagamento de um centavo de dólar foi o bastante para que 141 pessoas, quase a metade das 291 que visualizaram a oferta, baixassem o aplicativo que pede permissões de acesso ao computador do usuário. Quase metade (64) rodaram o aplicativo por uma hora e enviaram a key para receber o pagamento. Quando a proposta ofereceu um dólar para cada usuário, 67% das 1105 pessoas baixaram o aplicativo, sendo que 64% rodaram a aplicação até o final. . 
 
A pesquisa concluiu que, apesar de 70% dos participantes da pesquisa responderem que é perigoso rodar um aplicativo desconhecido em seus sistemas, uma quantia irrisória foi suficiente para que boa parte deles comprometesse a segurança de seus PCs.
 
Veja aqui o relatório do estudo em inglês.
 
Fonte: Uol
 

acesso rápido

pt_BRPT