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Com a gestão totalmente digital, a interação do cidadão com o poder municipal de Aracaju, capital de Sergipe, poderá ser feita a qualquer hora do dia sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Ou seja, ele poderá fazer qualquer solicitação direto de casa. A expectativa é que os mais de 650 mil habitantes do município sejam diretamente impactados com serviços mais ágeis, transparentes e eficientes.
 
A medida, que teve início oficial em 14 de maio de 2019, está sendo aplicada em parceria com a 1Doc, uma das principais GovTechs do Brasil, plataforma desenvolvida pela empresa, que também integra o portfólio de produtos da Softplan em sua unidade de Gestão Pública. Ela agiliza a comunicação e a gestão documental, com uma tecnologia que possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando a celeridade dos atos administrativos e permitindo transparência e acesso à informação para todos os cidadãos.
 
De acordo com estimativas preliminares, ao informatizar todos os processos da gestão pública, é esperado que a administração municipal gere uma economia de recursos da ordem de mais de R$ 190 mil por mês. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel. Com a informatização completa da gestão, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento ao cidadão seja simples e transparente. Além disso, serão poupadas mais de 150 árvores e 11,5 milhões de litros de água por mês.
 
Serviços na plataforma do AjuInteliGENTE
 
Por meio da plataforma 1Doc, é possível enviar circulares e memorandos internos, com armazenamento dos documentos, controle de quem leu e redução da quantidade de impressões. Ela tem ainda canal para a Ouvidoria, por meio do qual o cidadão pode registrar e acompanhar seu contato. As demandas são organizadas internamente e entregues a quem realmente resolve.

Outras funcionalidades da plataforma são: protocolo, por meio da qual os contribuintes podem iniciar processos sem sair de casa, enviando a documentação eletronicamente, e recebem atualizações, assim que foras solicitações forem encaminhadas e resolvidas. Nada é perdido ou extraviado, tudo é organizado e liberado para as Secretarias responsáveis. Os gestores têm acesso a indicadores e estatísticas de atendimento; alvará, que permite análises prévias, validação e classificação de documentos e encaminhamento de processos de forma automática e ágil. Estima-se uma redução significativa no tempo de tramitação desses processos, que hoje levam em torno de 60 dias para serem concluídos. Com trâmite 100% digital, a plataforma conta com ferramenta para assinatura digital certificada pelo ICP Brasil, portanto o servidor poderá assinar o documento digitalmente.
 
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a iniciativa faz parte do lema principal da sua gestão de tornar a cidade mais humana, inteligente e criativa. "O AjuInteliGENTE é uma plataforma extraordinária porque traz o melhor da tecnologia para facilitar os processos, de forma econômica e sustentável", afirma. "Mas o maior ganho é seu caráter democrático, uma vez que empodera os cidadãos e promove o acesso direto aos serviços da cidade. O resultado é uma Aracaju mais moderna e inteligente, e que, por meio de soluções criativas, valoriza seu principal elemento: as mulheres e homens que vivem nela", complementa o prefeito.

“A migração dos serviços já está finalizada, como é uma cidade de mais de 650 mil habitantes, não podemos parar toda a prefeitura para treinamento e implantação, portanto a primeira etapa do projeto contemplou os órgãos que mais possuem demandas da população”, explica Jéferson Castilhos, fundador da 1Doc. São elas:  Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Secretaria Municipal da Fazenda, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a Empresa Municipal de Urbanização e a Controladoria Geral do Município. De acordo com a secretaria de planejamento da cidade, estima-se que em 12 meses todas as secretárias do município estarão integradas.  

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