Compartilhe


Troca de experiências e internacionalização dos parques tecnológicos serão foco do acordo
 
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves Filho, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis, assinaram no dia 1º de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, um acordo para cooperação mútua entre o Estado de São Paulo e o país europeu nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, com foco na troca de experiências e na internacionalização dos parques tecnológicos.
 
A parceria tem como objetivo incentivar boas práticas na administração de parques tecnológicos, além de divulgar essas iniciativas para instalação de empresas inovadoras britânicas no Brasil. O mesmo trabalho será realizado com os parques do Reino Unido, apresentando os locais como possíveis destinos para implantação de empresas brasileiras.
 
“Essa interação entre paulistas e britânicos vai estimular a eficiência na gestão dos empreendimentos e atrair novos negócios, além de incentivar a internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras, contribuindo para o crescimento econômico, com a conquista de outros mercados”, prevê o secretário.
 
O acordo também vai avaliar a implantação de um laboratório de cidades inteligentes do futuro, destinado ao desenvolvimento de soluções para sistemas urbanos integrados, com o envolvimento de seis pilares principais: energia, água, efluentes, transportes, saúde e construção sustentável para a habitação social.
 
Entre as atividades previstas, estão o intercâmbio e o treinamento de membros e funcionários do Estado de São Paulo e do Reino Unido, a promoção de visitas técnicas entre os participantes, empresas e universidades dos dois locais, além da realização de seminários para apresentação dos resultados do projeto.
 
 
Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)
 
Coordenado pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento, que promovam o desenvolvimento econômico de São Paulo. O SPTec faz parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI).
 
No Estado, existem 28 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no Sistema. Desde então, outros cinco parques também receberam este título. São eles: Parque Tecnológico de Sorocaba, Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de Piracicaba, Parque Tecnológico de Santos e Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec). Hoje, são 14 iniciativas com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (cinco iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC, Ciatec II e Techno Park), Parque Universidade Vale do Paraíba (Univap), Santo André, São Carlos EcoTecnológico, São José do Rio Preto e São Paulo (duas iniciativas: Parque Tecnológico do Estado de São Paulo e Zona Leste). 

acesso rápido

pt_BRPT