Compartilhe
 

A Riverbed Technology revela os resultados de uma pesquisa feita pela companhia sobre o futuro das redes, nomeada de "Riverbed Future of Networking Global Survey 2017", que explora o impacto tanto da infraestrutura herdada como das redes da próxima geração na adoção da nuvem e na transformação digital.
 
A pesquisa global, que inclui respostas de 1.000 tomadores de decisão de TI em nove países, revelou um nível incrível de concordância com relação à percepção de como as infraestruturas herdadas estão impedindo a adoção da nuvem e estratégias digitais. Quase todos os entrevistados (97%) concordam que a infraestrutura de rede herdada terá dificuldade em acompanhar as mudanças das demandas da nuvem e das redes híbridas. Por outro lado, 91% dos entrevistados afirmam que a estratégia em nuvem da sua organização só atingirá todo seu potencial com uma rede de próxima geração, e 98% concordam que uma rede de próxima geração é fundamental para atender às necessidades de seus negócios e usuários finais.
 
A pesquisa também encontrou uma oportunidade na adoção de tecnologia de próxima geração tais como a SD-WAN (software-defined wide area networking) que acelera a adoção de nuvem e a transformação digital. Dos decisores da área de TI pesquisados, 93% planejam migrar para SD-WAN nos próximos quatro anos.
 
"Os resultados dessa pesquisa revelam a tremenda pressão que os decisores de TI têm para executar suas estratégias de nuvem, alcançar a transformação digital e acompanhar a velocidade da inovação que é a norma nos mercados hipercompetitivos de hoje", disse Jerry M. Kennelly, co-fundador e CEO da Riverbed Technology. "Foi quase unânime que, para ter uma estratégia de nuvem bem-sucedida, as organizações devem adotar imediatamente a rede definida pelo software de próxima geração para apoiá-las. A Riverbed está dedicada a garantir que esta transformação seja bem-sucedida e que as organizações possam alcançar a agilidade operacional necessária para prosperar através do uso de SD-WAN para redes em nuvem".
 
Redes herdadas são barreiras à nuvem e ao sucesso digital
 
Atualmente, as frustações no desempenho experimentadas pelas empresas são evidentes, já que 58% relataram que eles experimentam problemas de rede relacionados à nuvem causados especificamente por sua infraestrutura legada algumas vezes por mês, ou mais; e 93% disseram que afeta seus negócios pelo menos uma vez ao mês. Infelizmente, 85% desses mesmos tomadores de decisão dizem que ainda estão longe de alcançar o potencial total da transformação digital, devido em parte à sua infraestrutura herdada.
 
A modalidade (SD-WAN) é um ponto entre a realização e a implantação real e atende a empresas de todos os segmentos, tais como financeiro, manufatura, varejo, energia e serviços públicos, comunicações e mídia e serviços de TI, e podem ameaçar suas posições competitivas em seus respectivos mercados.
 
As redes herdadas enfrentam desafios para suportar aplicações e cargas de trabalho centradas na nuvem e é vista como um verdadeiro bloqueio para o sucesso da nuvem, afetando o fornecimento de visibilidade de ponta a ponta do seu desempenho. 69% dos entrevistados declararam que a infraestrutura de rede herdada e a falta de visibilidade na nuvem estão limitando o desenvolvimento do potencial da sua estratégia em nuvem.
 
A pesquisa também descobriu que os tomadores de decisão não gostam de lidar com as limitações das suas redes legadas existentes, e que estarão dispostos a sacrificar muito se isto significasse que suas equipes não precisarão passar tanto tempo na rede para atingir o nível adequado de desempenho. De fato, 54% suportariam um trajeto mais longo para o trabalho; 53% tomariam intervalos de almoço mais curtos; 51% escreveriam a mão toda a correspondência de e-mail; e 42% realmente parariam de beber café.
 
As empresas estão lutando com redes herdadas que não são adequadas para atender às demandas das aplicações baseadas em nuvem e as cargas de trabalho atuais. Simplificando, as redes legadas são disfuncionais para o negócio.
 
Fatores que direcionam os negócios para redes de próxima geração
 
Os tomadores de decisão possuem alta compreensão da relevância de saber como enfrentar seus desafios de negócios e digitais. Na medida em que as organizações estão se voltando para uma estratégia centrada na nuvem ou estão em processo de aplicá-la, existe uma diferença importante entre o que a infraestrutura atualizada em hardware atua e o que eles precisam para obter os benefícios da nuvem.
 
Na pesquisa, 57% dos entrevistados reconhecem que alcançar a agilidade operacional é fundamental para o sucesso de uma empresa moderna, e as redes de próxima geração, bem como a tecnologia para apoiá-las, são fundamentais para atingir esse objetivo. Outros fatores principais que impulsionam a mudança para a próxima geração de tecnologia de rede:
 
• 56% – realizando com sucesso iniciativas de transformação digital
• 55% – movimento estratégico para a nuvem e redes híbridas
• 51% – crescente demanda por mobilidade
• 51% – aumento das expectativas dos clientes e dos usuários finais
• 45% – suporte para dispositivos IoT
 
Redes em nuvem de próxima geração e SD-WAN
 
Embora exista um gap atual na adoção da tecnologia de próxima geração para suportar a transformação da nuvem e digital, esta situação está mudando rapidamente. Dos entrevistados, 98% concordam que dentro de dois anos a tecnologia SD-WAN será um ponto crítico nas redes de próxima geração para gerenciar nuvem e ambiente híbrido. E enquanto só 4% dos entrevistados estão atualmente se beneficiando da SD-WAN hoje, dentro de dois anos, 52% planejam migrar para SD-WAN e 93% dentro de quatro anos.
 
Os tomadores de decisão globais de TI vêem uma variedade de benefícios da SD-WAN, cada ranking é bastante próximo:
 
• Aumentar o desempenho da aplicação (44%)
• Automação de rede e capacidade de priorizar aplicações (44%)
• Conectividade unificada na rede (43%)
• Visibilidade e monitoramento da rede (42%)
• Simplicidade / facilidade de gestão (42%)
• Maior segurança de rede (42%)
• Integração com otimização WAN (40%)
• Conectividade da nuvem instantânea com AWS e Azure (39%)
• Redução de custos (38%)
 
De acordo com os tomadores de decisão de TI, atualizar redes legadas e fixar redes de próxima geração com tecnologia como a SD-WAN terá muitos resultados positivos para as empresas, incluindo alguns como: maior eficiência devido ao melhor uso da largura de banda (48%); aumento da produtividade (47%); maiores oportunidades de expansão (46%); aumento da receita (45%); maior agilidade (44%); e melhoria em iniciativas digitais (44%).
 
Para conferir o relatório completo Riverbed Future of Networking Global Survey 2017, que inclui informações regionais e verticais, visite www.riverbed.com/go/global-application-performance-survey-2017.html.

 

acesso rápido

pt_BRPT