Compartilhe


O (ISC)², principal instituto do mundo focado em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação e Cibersegurança, divulgou os resultados globais e da América Latina do Global Information Security Workforce Study – GISWS (Estudo Global da Força de Trabalho na área de Segurança da Informação) durante o Security Congress Latin America 2017, realizado no dia 29 de junho, em Saulo.
 
O estudo realizado com 959 profissionais de Segurança da Informação da América Latina aponta que apesar de 51% das organizações afirmarem que planejam aumentar o número de profissionais da área em seus quadros de funcionários, até 2020 haverá uma falta de 185 mil profissionais capacitados para exercerem as atividades inerentes à Segurança da Informação.
 
Outro dado preocupante é que as empresas na América Latina reduziram os investimentos em treinamentos para seus funcionários. 44% dos entrevistados afirmam que arcam com os próprios custos de capacitação e desenvolvimento. “Ter profissionais capacitados e treinados é principalmente um benefício para a companhia, que passa a ter resultados melhores e mais confiáveis”, explica Gina van Dijk, Diretora Regional do (ISC)² América Latina.
 
O relatório mostra ainda que na região apenas 18% dos profissionais atuantes no setor vêm de áreas não relacionadas à Tecnologia da Informação. “É preciso entender que a Segurança da Informação não é apenas uma responsabilidade da área de TI, mas um fator estratégico para os negócios da organização. A capacitação dos profissionais é mais do que um investimento em um plano de carreira, é principalmente um fator chave para o futuro e segurança do ativo de maior valor de uma companhia: suas informações”, completa Gina.
 
Para mais informações e resultados do Global Information Security Workforce Study completo, acesse https://iamcybersafe.org/gisws/

acesso rápido

pt_BRPT