Compartilhe

 


Área irá desenvolver soluções e aplicativos para cidades inteligentes
 
 
A Redecom Tecnologia, empresa focada em soluções de inteligência urbana para cidades digitais, assinou contrato para participar do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB). Escolhida por meio de licitação, a companhia instalará no local sua área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em produtos e aplicativos para cidades inteligentes. O plano envolve a criação de tecnologia própria e nacional para uso em ambientes urbanos nas áreas de mobilidade inteligente, conveniência urbana, segurança do cidadão e sustentabilidade energética.
 
Os dois primeiros projetos serão na área de mobilidade e sustentabilidade: uma parada de ônibus inteligente integrada ao usuário e seu smartphone, além de um poste inteligente com diversos itens de interação e conectividade para ambientes de cidades digitais. Na fila, estão projetos de loja de aplicativos e aplicações móveis com georeferenciamento para uso em cidades. A nova área de P&D prevê investimentos de R$ 2 milhões nos próximos dois anos.
 
Criado em 2013, o Parque tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias por meio da parceria entre empresas, governo, professores e alunos da UnB. “Estamos muitos felizes em poder participar dessa iniciativa. Ao trazer as companhias de Tecnologia da Informação (TI) para dentro da universidade, ajudamos a estender a formação de profissionais que ingressam no mercado. Além disso, colaboramos para criar um ambiente de pesquisa e inovação, necessários para o desenvolvimento de novos serviços e produtos com tecnologia nacional”, exalta o CEO da Redecom, César Alcácio.
 
A Redecom fez parte do programa de incubadora de empresas inovadoras do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) em 2005. O caso de sucesso da empresa obteve grande destaque no mercado de Brasília, após sua estreia como empresa graduada – o que lhe rendeu a premiação de melhor companhia incubada no ano seguinte.
 
“Estamos de volta ao nosso local de origem, de onde saímos como empresa incubada depois de 11 anos de nossa fundação. Acreditamos que é na academia que se gera inovação. E a base da inovação é a pesquisa e desenvolvimento. Agora, a ideia é criarmos tecnologia nacional para aplicação em ambientes de cidades inteligentes”, comenta Alcácio.
 

acesso rápido

pt_BRPT