Compartilhe

A quarta revolução industrial está mudando a maneira como trabalhamos e os funcionários devem se preparar para novas transformações em suas carreiras. Jonathan Sampson, diretor geral da Hays, consultoria especializada em recrutamento de executivos, indica as funções e competências que profissionais e empregadores podem esperar ver em 2018.
 
O mercado de trabalho está vivenciando a contínua e rápida evolução da tecnologia. Embora determinadas posições se tornem, inevitavelmente, automatizadas, serão criados novos postos e a demanda pelas habilidades mais recentes aumentará.
 
Sampson explica: "Apesar de as manchetes mais sensacionalistas preverem a substituição do trabalho humano, na Hays não vemos isso acontecer. Estamos, de fato, notando uma explosão de novos papéis em torno da Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados, além de uma demanda inexorável de habilidades específicas e interpessoais, como adaptação, criatividade e colaboração. Ainda vamos ver algoritmos que podem identificar coisas como humor, temperamento ou entusiasmo tão efetivamente quanto uma pessoa".
 
O diretor geral da Hays sugere que os empregadores devem olhar para o futuro e gerir melhor seu quadro de talentos, de modo a manterem-se competitivos. Ele também aconselha aos candidatos manter suas habilidades relevantes para permanecerem atraentes aos empregadores.
 
Abaixo, a Hays aponta quatro tendências para o mercado de trabalho em 2018.
 
Data-driven e Inteligência Artificial criando o futuro
 
As empresas continuarão a buscar desenvolvedores de Inteligência Artificial, especialmente aquelas que podem aplicar a tecnologia IA em um contexto do consumidor. Além disso, os candidatos a postos relacionados à IA com uma compreensão de melhores oportunidades de negócios estarão em alta demanda, juntamente com desenvolvedores que podem aprimorar uma organização e otimizar os processos da companhia.
 
Há também uma previsão de aumento nos cargos relacionados a dados. “Os dados por si só, sem insights, não têm valor, o que explica o motivo de estarmos vendo um aumento acentuado em vagas de Cientista de Dados, Analista de Dados e outros neste campo de atuação em todo o mundo. Esses profissionais dão sentido aos dados de uma empresa, ajudam a transformar números em insights que gerem ações, seja em mudanças no comportamento do cliente ou novas oportunidades que ainda não foram vistas pelos olhos humanos", diz Sampson.
 
O diretor geral da Hays explica ainda que os dados estão impulsionando a demanda em uma série de funções específicas, incluindo oportunidades na área de marketing como Analistas de Clientes e Especialistas em CRM. A demanda tem sido criada pelas empresas à medida em que elas procuram segmentar os clientes de maneiras mais sofisticadas.
 
Não ignore mais funções "tradicionais"
 
Apesar do surgimento de novas tecnologias e funções relacionadas, a tecnologia mais tradicional e funções específicas não tecnológicas continuarão sendo relevantes.
 
Há uma alta demanda por desenvolvedores de software qualificados, particularmente aqueles com experiência de interface de usuário front-end, conforme as organizações evoluem suas ofertas digitais para promover mudanças alinhadas às expectativas dos consumidores. Java e as linguagens de programação escaláveis permanecem sendo as preferidas, embora ainda exista uma necessidade de fluência C++, apesar do aumento da migração de sistemas legados.
 
A preparação para mudanças regulatórias em várias indústrias, bem como o foco contínuo na transformação digital, estão criando projetos em larga escala. Isso trará crescente demanda por profissionais de gestão de projetos e transformações, particularmente para preencher funções de gerenciador de projetos e analistas de negócios.
 
Novos participantes nas salas de reuniões
 
Devido às novas tecnologias, haverá maior demanda por líderes que possam garantir a segurança dos sistemas de uma empresa. Como resultado, a procura continuará a aumentar por profissionais de segurança cibernética que possam proteger as organizações de ataques cibernéticos.
 
Com o próximo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) que será implementado em maio de 2018, surgirá uma grande demanda por cargos de Diretor de Proteção de Dados em todo o mundo.
 
A demanda por Chief Automation Officers (CAOs) também deverá aumentar: "Nas salas de reuniões, poderemos começar a ver CAOs que reconhecem o potencial revolucionário da Inteligência Artificial, mas permanecem alertas para o impacto inesperado que isso poderia ter no modelo de negócios da organização. Enquanto isso, a feroz batalha para inovar mais rapidamente do que os concorrentes está resultando em um aumento de Diretores de Inovação, cujo papel principal é a gestão do processo de inovação e gerenciamento de mudanças em uma companhia", afirma Jonathan Sampson.
 
Habilidades humanas para um mundo impulsionado por tecnologia
 
Paralelamente às habilidades técnicas, as competências pessoais continuarão a ser exigidas. “Mesmo que as melhores habilidades e qualificações técnicas do mundo possam ser ensinadas, elas terão um impacto limitado, a menos que a empresa conte com gerentes que entendam o que motiva seus funcionários, possam se comunicar com sua equipe efetivamente e ouvir. As organizações que conseguem casar a melhor tecnologia e habilidades "técnicas" com equipes que têm uma abundância de inteligência emocional ganharão".
 
Sampson aconselha aos empregadores procurar criatividade, colaboração, interpretação humana e habilidades de comunicação nos candidatos. Para se destacar de seus concorrentes, os potenciais talentos precisam não só ter capacidade de fornecer soluções para desafios, mas também comunicar como e por que implementá-los.
 
São essas tendências que levaram Sampson a oferecer um conselho final: "Neste mundo em rápido movimento, a vontade de aprender e adaptar nunca foi tão importante. O meu conselho para qualquer profissional seria preencher quaisquer lacunas superficiais no seu conhecimento, mantendo-se atento às atuais tendências e mudanças relevantes para o seu setor, lendo relatórios, artigos e notícias, fazendo network e participando de debates online e seminários. O aprimoramento constante, seja por meio de cursos formais ou de aprendizado no local de trabalho, é sempre aconselhável para si".
 
Sampson conclui: "A disrupção no universo de trabalho é indiscriminada e todos devem se dedicar a permanecer relevantes. No entanto, a mudança não deve ser temida. Ela vem com uma série de novas oportunidades para empresas e candidatos, e acredito que o mercado de empregos de 2018 gerará muito mais emoção do que preocupação".
 

acesso rápido

pt_BRPT