Compartilhe

O Pitch Gov.SP 2.0 traz desafios em oito áreas dos serviços públicos

 

Após uma primeira edição de sucesso, o Governo do Estado de São Paulo abre, mais uma vez, em parceria com a Associação Brasileira de Startups, as inscrições para novos projetos, aproximando o Governo e startups na busca de soluções inovadoras para os desafios da administração pública, melhorando os serviços ao cidadão. 
 
 Uma grande novidade desta 2a edição do Pitch Gov SP é a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que disponibilizará, por meio do Programa Parceria para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), até R$ 10 milhões para apoiar startups interessadas em testar a viabilidade tecnológica de um produto, processo ou serviço inovador ou desenvolver pesquisas relacionadas aos desafios da administração públicas propostos pelo Governo do Estado de São Paulo.
 
Assim como na primeira edição, o Governo do Estado apresentará novos desafios para que as startups inscrevam projetos que ajudem a melhorar o serviço público daquela área. Neste ano, as soluções deverão atender as áreas de Educação, Estatística e Análise de Dados, Finanças Públicas, Habitação, Saneamento e Energia, Saúde, Transparência e Transportes. Deverão ser selecionadas 16 startups para desenvolver soluções que possam resolver problemas destes setores.
 
As inscrições vão até o dia 15 de outubro pelo site: www.pitchgov.sp.gov.br/, onde as startups irão se inscrever na plataforma, incluindo as informações da empresa, sua equipe, qual é a solução proposta, para qual desafio ela se aplica e os benefícios esperados na implementação da solução entre o Governo e a startup. As vitoriosas serão apresentadas no dia 27 de outubro, no CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, maior evento do tipo da América Latina, realizado pela ABStartups.
 
No dia 9 de novembro, haverá um grande evento no Palácio dos Bandeirantes, onde 16 startups selecionadas apresentarão suas soluções a uma banca de líderes da gestão pública, investidores e empreendedores de renome.
 
Exemplos de desafios que serão apresentados:
 
Educação – Como melhorar as atividades de reforço e recuperação nas escolas, através do uso de tecnologia?
 
Em relação às Escolas e Faculdades Técnicas (Etec/Fatec) – Como melhor acompanhar o desenvolvimento e progresso de um aluno egresso durante o seu primeiro emprego?
 
Finanças – Como a Secretaria da Fazenda de São Paulo pode reduzir a sonegação de imposto, de forma a garantir uma arrecadação constante e a qualidade da prestação dos serviços públicos, com melhor uso das informações disponíveis?
 
Habitação – Como prover aos beneficiários dos programas da CDHU informações sobre os serviços urbanos da localidade em que se inserem e da sua situação contratual?
 
Saneamento e energia – Como fomentar o desenvolvimento sustentável, por meio da autogeração de energia, reuso de água e reciclagem de resíduos?
 
Saúde – Como diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados?
 
Transparência – Como automatizar a análise dos itens necessários e do checklist adotada pela CGA para verificação de procedimentos licitatórios?
 
Transporte – Como engajar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro?
 
 
Programa Pesquisa Inovativa
 
As empresas interessadas poderão também apresentar projetos ao Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP. O prazo encerra em 4 de dezembro de 2017. A submissão deve ser feita por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), no endereço www.fapesp.br/sage.  Os desafios serão focados na área de Saúde e poderão ser enviadas propostas por empresas de pequeno porte, até 250 funcionários, que tenham sua área de pesquisa em São Paulo. Um edital separado será lançado, elencando os desafios e buscando empresas que possam solucioná-los. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com o e-mail chamada_pitchgov@fapesp.br.  Mais informações sobre a chamada de proposta estão disponíveis no endereço www.fapesp.br/11243.  Os resultados serão anunciados em 24 de maio de 2018.
 
Veja todos os desafios neste link: http://www.pitchgov.sp.gov.br.
 
 
 

acesso rápido

pt_BRPT