Compartilhe


Por Felipe Mello, diretor da Totvs Consulting

 

A busca por produtividade tem esbarrado na quebra de paradigmas para identificar novas maneiras de atingir resultados melhores. Assim como em outros setores da economia, a utilização de dispositivos móveis, redes sociais corporativas, indicadores analíticos e soluções de automação de processos no segmento de construção devem contribuir com tais desafios de negócio. A adoção dessas ferramentas é a porta de entrada na era da produtividade digital.
 
A velocidade na troca de informações pode alavancar a gestão do canteiro nos aspectos financeiros, econômicos e físicos, contribuindo para que uma construtora oriente e controle de maneira participativa e direta o desenvolvimento da obra e garanta que o modelo de negócio, as margens e os esforços estejam na direção certa.
 
Estudos para melhoria da produtividade devem levar a diminuição ou eliminação de etapas repetitivas. Os dispositivos móveis, por exemplo, já são intensamente adotados pelos funcionários de todos os níveis da organização. No entanto, os procedimentos internos da sua empresa já contemplam o uso de smartphones e aplicativos que possibilitam a visualização de dados a qualquer hora e lugar? Os sistemas de gestão (ERP), realidade em quase todas as empresas, já desenvolveram estas funcionalidades, mas a adoção depende da capacidade da organização de promover as mudanças devidas.
 
Na maioria dos canteiros, a coleta de informações ainda é realizada em pranchetas e folhas tarefas que registram o andamento diário da obra. Após o registro manual, as anotações são entregues a um responsável para digitação dos dados no ERP. Além do risco de falha no registro por grafia ou erro de digitação, as informações demoram a chegar para a tomada de decisão. Muitas vezes, nem chegam.
 
A utilização dos dispositivos móveis permite que o apontamento seja realizado em tempo real, reportando com mais agilidade a evolução da obra, a disponibilidade de material e demais rotinas da construção. O resultado é uma maior segurança dos dados e previsibilidade das ações que precisam ser tomadas diariamente, e não a cada semana ou quinzena.
 
Os Smartphones e tablets substituem as pranchetas e permitem visualizar na palma da mão as tarefas designadas para cada funcionário em tempo real, mesmo que à distância. Além de possibilitar o acompanhamento, a ferramenta autoriza a interferência dos executivos no processo, aprovando pedidos ou alterações em cronogramas por meio de workflows.
 
Outro benefício importante das tecnologias de produtividade digital é a aproximação das equipes de diferentes setores. Uma rede social corporativa possibilita a divulgação de informações pela empresa e pelos colaboradores em comunidades, incentivando a colaboração e a troca de dados e melhores práticas entre eles.
 
A confiabilidade das informações e a velocidade com que se tem acesso a elas contribuem para um projeto mais assertivo, evitando desperdício de material e recursos por erro de planejamento ou falta de acompanhamento. A integração automática dos dados do canteiro às demais informações da organização, por meio de sistemas de gestão, permite uma visão integrada de custos, prazos e recursos empregados no projeto, além de possibilitar o controle por indicadores pré-estabelecidos.
 
Um canteiro de obras é praticamente uma cidade. Gerenciar toda a dinâmica do empreendimento e assegurar que o planejamento está sendo executado corretamente demanda tempo e dedicação. Adentrar na era digital simplifica esse desafio e contribui para que as companhias operem de forma mais simples, mais ágil e mais conectada, aumentando sua competitividade e garantindo a rentabilidade dos empreendimentos.

acesso rápido

pt_BRPT