Compartilhe
 


Canal de diálogo visa conhecer o ponto de vista dos usuários da plataforma
 
Com o objetivo de promover melhorias na plataforma virtual, o Portal Inovação – ferramenta eletrônica que busca integrar os principais atores do sistema nacional de inovação – (www.portalinovacao.mct.gov.br) publicou uma pesquisa para avaliar a percepção dos usuários do Portal, bem como para receber sugestões de aprimoramento. A pesquisa vai até 15 de junho e, por meio de um breve questionário, já disponível na página principal do Portal, os usuários da plataforma avaliarão itens como usabilidade, navegação, conteúdo e linguagem da ferramenta.
 
A iniciativa é realizada em parceria pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). “O objetivo é atender aos anseios de um público exigente, que valoriza a segurança das informações, a credibilidade dos dados e que utiliza o Portal como instrumento de apoio na tomada de decisão e no suporte à logística operacional da inovação”, afirma a assessora técnica do CGEE, Flávia Jesini.
 
De acordo com Jesini, criar esse meio de interação é primordial para o aperfeiçoamento dos serviços. “Com base no resultado dessa consulta será possível realizarmos um trabalho mais efetivo em prol de mudanças ou aprimoramentos dos serviços prestados pelo portal, à luz das necessidades e interesses do público que utiliza a plataforma”, destaca.
 
Para a responsável pelo Portal na ABDI, Marina Oliveira, a ferramenta está consolidada no ambiente de inovação brasileiro. “Essa iniciativa é pioneira e, em breve, completará dez anos de existência. O Portal nasceu junto com o marco regulatório da Inovação no Brasil e devido à evolução desses sistema no país, na última década, precisa passar por uma atualização. As informações colhidas na consulta serão subsídio fundamental para que os ajustes sejam feitos para melhor atender o usuário, que é o nosso principal cliente”,  enfatiza.
 
Jesini e Oliveira observam que a demanda empresarial por informações sobre a inovação têm crescido continuamente, assim como o número de registros no Portal. Por isso mesmo, têm se multiplicado na internet o número de materiais tutoriais sobre o tema. Um exemplo é o curso de introdução à gestão da Inovação, produzido pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Nagi), do Laboratório de Gestão da Inovação da Poli-USP, como parte do edital do projeto Pró-Inova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
O material pode ser acessado gratuitamente e compreende cinco vídeo aulas sobre o tema. O Portal Inovação, por ser a ferramenta mais antiga e consolidada nesse campo, é o tema de um dos vídeos. Nele é possível conhecer melhor suas principais funcionalidades, bem como o modelo de governança da ferramenta. O curso será lançado no dia 15 de maio.
 
Criado há 10 anos, o Portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem a gestão operacional da ABDI e conta com a base de dados do CGEE. Atualmente, o sistema possui 30 mil registros de empresas, agentes de inovação e de institutos de pesquisa, além de ser integrado à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ferramenta disponibiliza ainda as informações sobre patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) até 2008. Desde julho de 2014, existe também um recorte específico do Serviço Brasileiro de Apoio às Mico e Pequenas Empresas (Sebrae) no Portal.
 
A ferramenta é um espaço virtual onde empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais interagem para promover a inovação, mapeando competências, identificando redes de relacionamentos e promovendo o encontro entre ofertas e demandas tecnológicas. Desde o início do seu funcionamento, o Portal já possibilitou mais de 75 mil tipos diferentes de interação entre esses atores. 
 

acesso rápido

pt_BRPT