Compartilhe
Associação inicia ciclo de eventos para difusão de conhecimento

 

Como parte do calendário de celebração de seus 30 anos, a ABES promoveu no dia 23 de junho, em São Paulo, um encontro dos associados com o coach e escritor Ricardo Jucá, que abordou o tema “Fazer acontecer”.
 
O diretor executivo da ABES, Anselmo Gentile, abriu o evento explicando que esta foi a primeira de um ciclo de quatro palestras sobre aprimoramento da gestão dos negócios, a fim de contribuir com a revitalização dos processos administrativos, com a implantação de mudanças positivas e a indicação de tendências de gestão. “Queremos gerar informações para ajudar as empresas no seu dia a dia e para desenvolvimento do setor brasileiro de TI”.
 
Na sequência, Calos Sacco, diretor de marketing, discorreu sobre os destaques da atuação da entidade, os principais serviços prestados pela ABES aos associados e antecipou algumas novidades, como a criação de três novos comitês: Segurança, Certificação e IoT. “Com a criação desses novos grupos, prestaremos mais serviços para os associados e discussão de temas que estão revolucionando o setor”. 
 
Ao final, Francisco Camargo, presidente-executivo da ABES, agradeceu a presença dos associados e a satisfação em proporcionar este ciclo de palestras. “Completamos 30 anos com muita alegria de saber que estamos contribuindo efetivamente com o desenvolvimento do mercado brasileiro de software e serviços”.
 

Fazer acontecer
 
Doutor pela FGV, com especialização em liderança e gestão da mudança pela Harvard Business School, autor do livro “A Pirâmide do fazer acontecer” e sócio da empresa Atingire, Jucá envolveu os participantes em uma reflexão sobre o que é fazer acontecer, de forma descontraída e envolvente. “Existem muitas definições, mas podemos resumir que é entregar resultados, apesar das barreiras, com as pessoas e de acordo com nossos valores”, disse, apontando também as quatro razões que podem comprometer os resultados esperados: falta de planejamento, falta de ação sobre o planejamento, falta de controle e de ajuste de rumo e fatores externos incontroláveis.
 
O coach expôs os cinco passos da ferramenta desenvolvida pela Atingire, a “Pirâmide do Fazer Acontecer”, que ajuda a obter resultados excepcionais. Na base da pirâmide, estão a situação e a visão, ou seja, onde estamos e onde queremos chegar. Os problemas e as causas, que indicam porque não estamos lá, compõem o segundo passo.
 
No centro da pirâmide está o passo três: a definição das metas, dos planos e incentivos, que determina o que fazer. “Toda meta precisa ter um objetivo principal, os indicadores de alcance, o prazo, um valor e a definição de um responsável pelo projeto”, destacou o palestrante.
 
O passo quatro é a ação, ou seja, a implementação "que é a capacidade de concluir o planejado no dia a dia, no prazo, até o fim e corretamente", explicou Jucá. O controle e o ajuste de rumo, que integram o quinto passo, estão colocados no topo da pirâmide e precisam ser contínuos e estruturados.
 
"Esta é a estrutura que a gente sugere. Espero ter passado algumas ideias e colocado algumas 'pulgas' em vocês de como fazer acontecer", finalizou o palestrante, que também sorteou exemplares de seu livro entre os participantes.
 
Motivação e aplicabilidade
 
Fernanda Sartori, executiva de negócios da MStech, elogiou a iniciativa da entidade:  “Achei muito importante saber das muitas novidades da ABES. Já a palestra trouxe um tema que a gente até sabe na teoria, mas não discute a prática e o Jucá fez isso de forma muito motivadora”.    
 
“Foi muito louvável a ABES reunir seus associados e trazer um tema tão importante neste momento de instabilidade econômica e política que estamos vivendo. O palestrante foi muito motivador e deu muitos exemplos de situações que passamos no nosso dia a dia e não paramos para observar”, avaliou Francisco Marques, sócio e diretor financeiro da BHS. 
 
Gustavo Geraldes, diretor da Scale System, aprovou o evento e destacou que a apresentação do Jucá foi muito bacana, porque é possível aplicar o conteúdo na realidade de sua empresa. “Ele cutucou a gente e, agora, podemos ir em busca de mais informação. O tópico que abordou a parte da execução chamou bastante a minha atenção”, completou. 
 
Anote as datas das próximas palestras: 24/08, 19/10 e 09/11. Os temas e palestrantes ainda serão definidos.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.
 

 

acesso rápido

pt_BRPT