Compartilhe
 

Desenvolvido pela ABES, o site aponta os benefícios gerados para a sociedade brasileira a partir do uso de dados. A iniciativa conta com a parceria de diversas associações empresariais e busca explorar todo o potencial das inovações guiadas pelo uso crescente de dados


Com o objetivo de apresentar as vantagens que o uso e o compartilhamento de dados proporcionam para a sociedade brasileira, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), por meio de seu Comitê Regulatório, desenvolveu o site Brasil, País Digital. A proposta da entidade e dos parceiros que apoiam a iniciativa é a de que o site seja um ponto de encontro para que a sociedade civil se engaje na discussão e tenha acesso a informações qualificadas sobre o tema, em um formato leve, moderno e dinâmico.
 
Logo depois do caso Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), iniciou-se um amplo debate sobre a importância de se desenvolver mecanismos de segurança e proteção de dados. No Brasil, foi criado o Marco Civil da Internet, que traçou os parâmetros para uso da rede no país e se tornou referência internacional. Hoje, o Brasil avança na discussão para regulamentar pontos relevantes para a privacidade dos cidadãos e para o incremento da inovação, tais como o uso de dados pessoais e a neutralidade de rede.
 
“Atualmente, o uso dos dados é tão abrangente e importante para a sociedade que as inovações neste campo já ultrapassam o espaço das empresas de tecnologia. Cidades, pessoas, carros, geladeiras e mercados se conectam. Uma legislação sobre o tema é bem-vinda, mas é importante que ela não afete a inovação e a evolução de novos modelos de negócios como os cognitivos, a computação em nuvem e a internet das coisas. Sem o engajamento da sociedade civil neste tipo de debate, é possível que surjam limitações aos benefícios propiciados pelos dados, o que pode afetar a capacidade da nossa população e dos governos em dispor de informações fundamentais para a prestação de serviços de interesse geral, como os de comércio eletrônico, previsão do tempo, diagnósticos, monitoramento de saúde, sonegação fiscal, trânsito e uso consciente de recursos naturais, entre muitos outros”, afirma Fábio Rua, coordenador do Comitê Regulatório da ABES.
 
“O site Brasil, País Digital vai contribuir com este debate com textos curtos, casos, interatividade, além de informações diversas e atualizadas sobre a importância do uso de dados para a população e para os mais variados setores da economia.  A importância da internet é indiscutível na sociedade, mas hoje vivemos a fase da colaboração das informações, o que nos traz uma riqueza de conhecimento para diversos setores da economia, que permite a evolução de pesquisas e a criação de soluções inovadoras. Regras rígidas podem deixar o Brasil na contramão da evolução digital”, afirma Francisco Camargo, presidente da ABES.

A iniciativa já conta com diversos parceiros, como a ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde), Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação), Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), BSA – The Software Aliance, FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática), Instituto Brasileiro de Direito Digital e o ITI – Information Technology Industry Council, que contribuirão com sua experiência no tema, capacidade de mobilização e participação em debates.  

acesso rápido

pt_BRPT