Compartilhe


O ano de 2016 será guiado por uma série de novas tecnologias. Apenas na CES, foram apresentados relógios, carros, casas e outros objetos que poderão se conectar à internet e que cada vez mais estarão presentes no nosso dia a dia. Entretanto, esses avanços também trazem a necessidade de atenção com segurança virtual, já que cibercriminosos encontram novas oportunidades para chegar até o usuário final a partir dessas tecnologias. Apenas no ano passado, 90% dos brasileiros foram ou conhecem alguém que foi vítima de cibercrime, de acordo com o estudo do Norton.  
 
Para alertar os consumidores, o Norton lista oito previsões para a área de segurança digital em 2016:
 
1.       O ransomware, sequestro virtual de dispositivos, será o crime mais praticado em 2016 e pode infectar qualquer aparelho conectado à internet. O consumidor deve ficar atento às novas tecnologias como as Smart Tvs e tecnologia vestível, pois ambas podem ser uma porta de entrada para criminosos.
 
2.    Sensores de impressões digitais serão cada vez mais utilizados para proteger dispositivos e para realizar pagamentos, o que gera oportunidades para novos tipos de ataques virtuais.
 
3.       O uso de armazenamento em nuvem aumentará e exigirá maior proteção web para os dados colocados nesse ambiente.
 
4.       A criptografia de dados será mais implementada devida a quantidade de comunicação e interação entre pessoas e sistemas que acontece através de redes inseguras e vulneráveis.
 
5.       Ataques cibernéticos a infraestruturas críticas, como empresas que fornecem luz, água e energia, se tornarão mais comuns, seja por motivos políticos ou criminais, e serão potencializados pela Internet das coisas.
 
6.       Oportunidades de comprometer aparelhos da Apple vão aumentar, conforme a popularidade dos aparelhos cresce a cada ano
 
7.       Ataques cibernéticos e brechas de segurança irão intensificar a necessidade de seguro contra cibercrime, já que além dos danos de imagem e nos negócios, também afetam as empresas economicamente.
 
8.       Jogos e simuladores de segurança digital serão mais utilizados para conscientizar e treinar usuários de uma forma descontraída sobre as ameaças virtuais. 
 
Para evitar as armadilhas virtuais, o Norton recomenda as seguintes medidas de proteção:
 
•         Habilite a administração remota de aparelhos domésticos pela internet apenas se for realmente necessário e utilize marcas confiáveis
 
•         Utilize senhas fortes e criptografia WP2 para proteger sua rede de Wi-Fi
 
•         Optar por digitar o site do seu banco no navegador da Internet
 
•         Nunca clicar em links suspeitos que são enviados por e-mail ou SMS
 
•       Ter cuidado ao utilizar as redes de Wi-Fi compartilhadas quando acessar a web via smartphone
 
•         Somente confiar as suas informações pessoais a sites que tenham "https" no endereço da Web ou um ícone de cadeado na parte inferior do navegador
 
•         Não colocar informações pessoais e sigilosas em pop-ups
 
•     Instalar soluções de segurança nos seus dispositivos, como o Norton, e mantê-lo atualizado.
 
 

acesso rápido

pt_BRPT