Compartilhe
 

Com soluções cloud específicas para a gestão pública municipal, várias cidades do país conseguiram aumentar a arrecadação, melhorar o atendimento aos cidadãos, reduzir filas para a prestação de serviços e aproveitar melhor os espaços urbanos. No Sul do Brasil, prefeituras de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul obtiveram resultados importantes com a migração dos sistemas.
 
Em Ituporanga, município catarinense com pouco mais de 26 mil habitantes, localizado na região do Vale do Itajaí, a Secretaria da Fazenda conseguiu apurar recentemente mais de R$ 423 mil em Imposto Sobre Serviços (ISS) que podem não ter sido recolhidos por um banco. O valor é equivalente à soma de impostos gerados por todos os estabelecimentos financeiros locais em um ano inteiro. Para chegar à cifra, os fiscais usaram o Atende.Net, sistema baseado em cloud computing, que analisou toda a contabilidade bancária dos últimos meses da instituição.
 
Com menos filas nas sedes administrativas, os servidores podem se concentrar em atividades que ajudem o município a crescer de forma ordenada, combater o uso irregular do solo e a sonegação fiscal imobiliária. A cidade de Cascavel, no Paraná, já conseguiu otimizar questões como essa. Os pouco mais de 316 mil habitantes da cidade, que fica no Oeste do Estado, conseguem consultar a viabilidade de construção de um imóvel (residencial ou comercial) em poucos minutos, sem sair de casa.
 
Na cidade, é utilizado um sistema de georreferenciamento, que está integrado ao Atende.Net, cujas informações estão permanentemente atualizadas, e dão aos funcionários públicos plena capacidade de observar se alguma determinação do Plano Diretor municipal não foi respeitada ou se os impostos e taxas referentes à obra não foram recolhidos. Em conjunto com o sistema da IPM, os dados são compartilhados com cartórios, escritórios de contabilidade e imobiliárias, que contribuem com o combate às irregularidades.
 
Pensando em melhorar o repasse de benefícios, a cidade gaúcha de Gravataí implantou uma estratégia para atender as pessoas que estão inscritas em programas assistenciais. O sistema em nuvem IPM Social permite que a distribuição de recursos aos cidadãos seja mais organizada. Ao invés de registrar manualmente cada pagamento, a solução permite acompanhar o histórico de cada beneficiário e das famílias, além de planejar e executar iniciativas sociais e integrar a população ao Cadastro Único – programa do Governo Federal, operado pela Caixa Econômica.
 
Todas essas iniciativas fazem parte da chamada “gestão pública 2.0”, conceito que propõe a digitalização de informações, centralização de bancos de dados e uso intensivo da computação em nuvem para auxiliar a administração das cidades. As soluções foram desenvolvidas pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista na área e presente em centenas cidades de várias regiões do país.
 
A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

acesso rápido

pt_BRPT