Compartilhe


Uma iniciativa da ABES com o apoio de várias associações civis e entidades, o Movimento Brasil, País Digital está engajado no debate em torno do futuro da democracia na era digital e lançou uma série de vídeos com especialistas que falam sobre o tema em diferentes perspectivas. Intitulada “#Desafioeleições: Meu País Digital, a série tem como objetivo colaborar na construção de uma agenda para a transformação digital e que ela esteja nos programas dos candidatos nesta campanha eleitoral de 2018. Outra meta é ajudar o eleitor a identificar assuntos relevantes para o futuro para o país.
 
“Nos propusemos a conversar com especialistas e influenciadores para debater sobre o futuro da democracia, da indústria, da gestão governamental, da educação, da cidadania, dos direitos humanos na era digital, entre outros temas de interesse do público geral, como fake news, indústria 4.0 e comportamento nas redes sociais em tempo de polarização política”, explicou Andriei Gutierrez, Coordenador do Comitê Regulatório da ABES e do Movimento Brasil, País Digital, do qual é cofundador.
 
Já foram divulgados nos perfis das redes sociais do Brasil, País Digital no Facebook, Twitter e LinkedIn, os vídeos com João Emílio Gonçalves, da Confederação Nacional da Indústria, que fala sobre a Indústria 4.0 e os avanços esperados no setor nos próximos anos; Gustavo Maia, do Colab, que abordou as possibilidades de promover uma gestão pública com participação popular via aplicativos; Lígia Zotini, do projeto Voicers, discorrendo sobre a nova geração de eleitores que já nascem plugados e a presença efetiva dos candidatos no mundo digital; Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil e conselheiro do TSE, que ponderou sobre conteúdo eleitoral na internet, checagem e veracidade das informações e como deve ser feito o combate aos conteúdos falsos (fake news) e a qualquer tipo de discurso de ódio durante o período eleitoral; e Alana Rizzo, cofundadora do Redes Cordiais, que explicou sobre o projeto dedicado a transformar a rede em um espaço mais amigável e respeitoso, a fim de melhorar a convivência no ambiente virtual, especialmente durante o período das eleições. Outras gravações ainda estão em produção.
 
Sobre o Movimento Brasil, País Digital
 
Lançado em 2016, o Brasil, País Digital é um movimento multissetorial, sem fins lucrativos, liderado pela ABES, que trabalha por uma agenda de transformação digital para o país. Atualmente, já são 12 entidades parceiras e vários colaboradores voluntários engajados na campanha. Em dezembro de 2017, passou a reconhecer profissionais, pesquisadores e autoridades que se destacam pelo seu histórico de apoio ao setor de tecnologia da informação e para a transformação digital da sociedade brasileira, entregando-lhes uma placa comemorativa e nomeando-os embaixadores honorários do movimento. São parceiros da iniciativa: ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde),  ABRANET (Associação Brasileira de Internet), Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação),  Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação),  BSA  – The Software Aliance,  CNI – Conselho Nacional da Indústria, FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática),  Instituto Brasileiro de Direito Digital,    ITI Decodes (Information Technology Industry Council) e IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) e o MBC (Movimento Brasil Competitivo.

acesso rápido

pt_BRPT