Compartilhe

Recursos tecnológicos podem ser baixados gratuitamente e ajudam pessoas com deficiência 
 
A deputada da Câmara dos Deputados, Mara Gabrilli, é a única parlamentar brasileira a participar das votações secretas e outras sessões do Plenário utilizando o mouse virtual Headmouse da Indra, voltado para auxiliar pessoas portadoras de deficiência a usarem o computador, por meio de gestos faciais e movimentos da cabeça. O software foi desenhado pelo Grupo de Robótica da Universidad de Lleida (UdL) sob a Cátedra de Pesquisa em Tecnologias Acessíveis Indra-Fundación Adecco, na Espanha. 
 
Mas, esta tecnologia está acessível para todos e em custos. O HeadMouse junto com o VirtualKeyboard (teclado virtual), também desenvolvido na mesma Cátedra, já superou a cifra de 400 mil downloads procedentes de 95 países dos cinco continentes. Ambas as soluções podem ser baixadas de forma livre e gratuita a partir da web da Indra http://www.tecnologiasaccesibles.com/pt/headmouse.htm ou da Universidad de Lleida http://robotica.udl.cat.
 
Como funciona na Câmara dos Deputados
 
O sistema de votação eletrônica da Câmara possui dispositivos de segurança biométrica para autenticar eletronicamente as pessoas. No caso de Gabrilli, o Headmouse permite sua participação nas sessões plenárias para votar mediante um computador e uma webcam, realizando pequenos movimentos da cabeça, sem o contato físico com outros dispositivos.
 
O centro de informática da Câmara dos Deputados escolheu o Headmouse por sua velocidade, confiabilidade e facilidade de uso. Além de mover o cursor, é possível fazer o click de forma muito simples por meio de gestos faciais rápidos, como, por exemplo, a abertura da boca.  
 
Além disso, existe um grande interesse por parte do órgão público em ampliar sua colaboração com a Cátedra e com a Indra, multinacional de consultoria e tecnologia com mais de 43 mil profissionais em todo o mundo que, além de conhecimento com as Tecnologias Acessíveis, dispõe de mais de 15 anos de experiência em sistemas de voto eletrônico.
 
O HeadMouse pode ser utilizado por qualquer usuário e consta de um manual de ajuda em português, espanhol e inglês.  Já o VirtualKeyboard oferece três dicionários que incorporam as palavras mais usuais do português, espanhol e inglês. O software conta com um sistema de aprendizagem automático que amplia a base de palavras e cria novos dicionários, ao ser compatível com as simbologias e caracteres de mais de 20 idiomas.
 
Como parte de sua Responsabilidade Corporativa, a Indra tem desenvolvido, ao longo de mais de 10 anos, soluções e serviços inovadores para facilitar o acesso à tecnologia e à integração social e laboral das pessoas com deficiência. Mundialmente, a empresa já desenvolveu mais de 40 projetos de P&D neste âmbito.
 
A multinacional criou 14 Cátedras de Pesquisa em Tecnologias Acessíveis no Brasil, Espanha, Argentina e México, em colaboração com distintas universidades, associações e fundações. A Indra no Brasil criou sua primeira Cátedra no ano passado com a Red Ilumno, rede de universidades latino-americanas que inclui as brasileiras Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).
 
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 8 mil profissionais e uma ampla cobertura geográfica, com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e 4 softwares labs. A multinacional oferece soluções e serviços aos setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.
 
 

acesso rápido

pt_BRPT