Compartilhe

ABES participou do encontro promovido pela Fibra

 

O presidente da República, Michel Temer, reuniu-se no dia 13 de setembro com uma comitiva de representantes de entidades empresariais para ouvir demandas do setor produtivo. No encontro, promovido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foi entregue uma carta com tópicos que necessitam ser tratados com urgência sob o ponto de vista da indústria.  O destaque foi para o Parque Tecnológico Capital Digital, linhas de crédito, construção de anel viário e outras obras de infraestrutura. A ABES foi representada no evento por Ricardo de Figueiredo Caldas, da associada Telemikro e membro do conselho da entidade.
 
A carta entregue a Temer destacou a mensagem: “Brasília já demonstrou ter vantagem competitiva em áreas como tecnologias da informação e o Parque Tecnológico Capital Digital servirá de base para o surgimento de uma nova indústria, estimulando a celebração de instrumentos de cooperação entre diversos parceiros e entidades que devem servir de âncora e fator de atração de novos empreendimentos de pesquisa, formação de pesquisadores e de empresas de alta tecnologia”.
 
Em resposta, o presidente Temer destacou ser importante apoiar a indústria como forma de redução do desemprego e movimentação da economia.
 
Em defesa do setor de TI
 
A ABES e outras entidades setoriais já haviam entregue, em junho deste ano, um documento a Michel Temer, no qual apontam que, apesar da atual conjuntura, o uso de tecnologias se configura como uma alternativa para alavancar a economia e o bem-estar social. Além disso, o manifesto também sugeriu iniciativas de curto prazo para potencializar a transformação digital do Brasil.
 
Para a ABES Software Conference 2016, realizada em 15 de setembro, em São Paulo, a entidade também convidou representantes do governo federal e do BNDES para expor as políticas voltadas ao desenvolvimento setor de TI.  Otávio Caixeta, chefe de gabinete da Secretária de Política de Informática (Sepin) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que representou o ministro Gilberto Kassab, disse na ocasião que as tecnologias e os softwares são fundamentais para o funcionamento de sistemas mais eficientes e transparentes na gestão pública e que existe um esforço governamental para tornar o Brasil um país melhor para o desenvolvimento de negócios. “A partir da correção dos problemas com as contas públicas federais, esperamos dialogar com o Ministério do Planejamento para retomar os incentivos à indústria de software”.  
 
Wagner Araujo, diretor de Governo Digital da Secretaria de Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento (MP), destacou que o MP tem meta de criar uma plataforma de cidadania digital, que garanta redução de custos operacionais e maior confiança no governo, entre outros benefícios econômicos, sociais e políticos. “Temos apresentado os novos conceitos aos órgãos governamentais e esperamos que as empresas e a sociedade civil apresentem sugestões para avançarmos no governo digital brasileiro”.
         
Rafael Moreira, diretor da Secretaria de Tecnologias Inovadoras e novos negócios do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, falou sobre a dificuldade da abordagem econômica em relação à indústria 4.0. “A indústria brasileira precisa elevar seu nível de competividade. Precisamos de políticas públicas para que as empresas invistam em PD&I para se tornarem mais eficientes e ágeis em inovação”.
 
Já Claudio Figueiredo Coelho Leal, superintendente da Área de Indústrias e Serviços do BNDES, falou sobre a missão e as atuais estratégias do BNDES direcionadas à inovação. “Na revisão das políticas em curso, estaremos calibrando o nível de participação do banco a fim de permitir a entrada de outras fontes externas de financiamento nos processos”.  Os programas de fomento foram abordados por Irecê Fraga Kauss Loureiro, diretora de TI e Comunicação do BNDES, que anunciou que o banco está finalizando um estudo sobre IoT. 

acesso rápido

pt_BRPT