A resposta a esses desafios é um serviço que permita aos indivíduos ingressar, controlar e compartilhar seus dados da forma que preferirem, por meio de dispositivos que utilizam todos os dias. Esse é o objetivo da Mastercard ao trabalhar próxima a empresas como a Microsoft.
“O entorno da identidade digital hoje é díspar, inconsistente e o que funciona em um país normalmente não funciona em outro. Essa é uma oportunidade para estabelecer um sistema que ponha as pessoas em primeiro lugar, entregando a elas o controle dos dados de sua identidade e onde eles serão utilizados,” disse Ajay Bhalla, presidente de Soluções Cibernéticas e de Inteligência da Mastercard. “Trabalhar com a Microsoft nos aproxima ainda mais de criar um serviço de identidade digital interoperável em nível global uma realidade, e esperamos poder compartilhar mais informações a respeito dessa iniciativa em breve”.
O acesso a uma identidade digital universal poderia liberar experiências novas e melhores para as pessoas à medida que elas interagem com empresas, provedores de serviços e com sua comunidade online, incluindo:
• Serviços Financeiros: Melhorar e acelerar o processo de identificação do usuário para abrir uma nova conta bancária, pedir um empréstimo ou uma conta para pagamento de serviços.
• Comércio: Proporcionar uma experiência de compras online personalizada e mais eficiente, não importa a forma de pagamento ou dispositivo usados, nem o provedor de serviços.
• Serviços Governamentais: Simplificar interações com agências e serviços governamentais tais como pagamentos de impostos, solicitação de passaportes ou pagamento de benefícios.
• Serviços digitais: Otimizar e oferecer um uso mais simples de e-mail, redes sociais, serviços de streaming de filmes e plataformas compartilhadas de viagens.
“A identidade digital é a pedra fundamental sobre a qual as pessoas vivem, trabalham e se divertem todos os dias”, disse Joy Chik, Vice-Presidente corporativo de Identidade da Microsoft. “Acreditamos que as pessoas devem ter o controle sobre sua identidade e dados digitais, e estamos extremamente animados em trabalhar primeiro com a Mastercard para trazer à prática inovações na área de identidade descentralizada”.
Esta iniciativa de identidade digital também poderia ajudar a resolver desafios comuns tais como:
• Inclusão de Identidade: Mais de um bilhão de pessoas, a maioria mulheres, crianças e refugiados, não estão oficialmente reconhecidos; uma identidade digital pode melhorar seu acesso a saúde, finanças e serviços sociais.
• Verificação de Identidade Digital: Uma identidade digital única e reutilizável pode ajudar as pessoas a interagir com um comercio, banco, agência governamental e incontáveis provedores de serviços digitais com mais segurança, menores custos e menos fricção.
• Prevenção a fraude: Uma identidade digital única pode ajudar a reduzir a fraude em pagamentos e identificar o roubo em várias modalidades.
A iniciativa servirá como base para novos serviços da Mastercard impulsionados pela Microsoft Azure e desenvolvidos em colaboração com líderes da indústria financeira, operadores de redes de telefonia móveis e governos. A Microsoft e a Mastercard estão unindo suas forças – a expertise da Microsoft em tecnologia para a identidade e a expertise da Mastercard na organização segura de interações digitais dentro de um ecossistema complexo com múltiplas áreas de interesse.
Detalhes adicionais sobre esta iniciativa serão divulgados nos próximos meses.