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Metodologia ajuda a mensurar retorno sobre investimento das ações de divulgação e atração de novos contatos comerciais

Empresas com processos de vendas mais longos, conhecidas pelo seu perfil comercial mais consultivo, costumam encontrar desafios na hora de atrair novos contatos para prospecção. Existe muita literatura e conteúdo gratuito sobre marketing e atração de demandas para o público com processos comerciais mais curtos, como compra self-service de softwares ou serviços. No caso das vendas complexas, os departamentos de marketing ficam dependentes de estratégias tradicionais, como eventos e anúncios em publicações especializadas. Alguns caminhos para implantar ações efetivas de marketing nesse tipo de empresa estão descritos no e-book "Inbound marketing para empresas com vendas complexas".
 
O material foi redigido pela Resultados Digitais – empresa pioneira em Inbound Marketing no Brasil e especialista em marketing digital – e pela agência Dialetto  – especialista em inbound marketing para empresas de tecnologia  –  em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
 

Marketing mais forte

Nesse cenário de vendas complexas e funis longos, uma estratégia que vem ganhando força e gerando resultados é o Inbound Marketing (ou marketing de atração). Em linhas gerais, consiste na produção de conteúdos informativos para atração de leitores interessados, cadastro de contatos e educação do público. Em processos de vendas que se estendem por meses, a nutrição destes prospects com informação pode acelerar muito o processo de vendas.
 
Um dos principais pontos do e-book é o empoderamento do marketing desse tipo de empresa. "Os departamentos de marketing são vistos como centrais de custos – em tempos difíceis, seu orçamento é muito afetado. Neste e-book, queremos mostrar como o Inbound Marketing ajuda a medir o retorno de cada divulgação e iniciativa feita pela empresa, facilitando até o cálculo do retorno sobre investimento", aponta Natália Correa, especialista em conteúdos para tecnologia da Resultados Digitais.
 
Para Natália, esse cenário fica ainda mais evidente em organizações com processos comerciais muito longos. "Além de entregar prospects qualificados, o Inbound Marketing agiliza o processo de venda. Com ajuda de ferramentas de automação de marketing, os contatos podem receber materiais educativos e comunicações segmentadas, poupando o tempo dos vendedores e deixando seu processo comercial mais consultivo."

Empresas de software

Um dos segmentos mais beneficiados com estratégias de Inbound Marketing é a área de software e empresas de tecnologia com foco B2B. Por vezes, as soluções oferecidas são complexas – por conta disso, a apresentação e a aplicabilidade desse tipo de produto pode ser complexa. "O Inbound Marketing é interessante para nossa indústria pelo seu potencial educativo. A metodologia ajuda os times de marketing e vendas a fugir do modelo comercial tradicional. No lugar de vender um produto, oferecemos uma solução para uma dor do cliente", aponta Carlos Alberto A. Sacco, Diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da ABES. "A indústria de software e tecnologia é baseada em conhecimento. Compartilhar esse conteúdo com prospects e parceiros gera credibilidade e até resulta em vendas", reforça.
 
Um dos exemplos práticos apresentados no e-book atua na indústria de software. A Teclan, especializada em soluções de gestão para contact center há mais de 20 anos, investe no marketing digital e mantém um blog com conteúdos educativos há quatro anos. A cada R$ 1 investido em Inbound Marketing, retornam quase R$ 70 para a empresa.
 
Esse e outros casos práticos estão descritos no e-book "Inbound marketing para empresas com vendas complexas". O download é gratuito – basta preencher o formulário nesta página.
 
Sobre a Resultados Digitais
A Resultados Digitais é a empresa responsável pelo RD Station, plataforma de automação de marketing, pioneira no Brasil e que permite o gerenciamento de ações ligadas a e-mail marketing, mídias sociais, lead scoring e muito mais. Ao longo de 4 anos, tiveram a oportunidade de conversar com mais de 15 mil empresas de todo o país e de construir uma carteira com mais de 3 mil clientes de diversos segmentos. Essa experiência de proximidade com o mercado oferece diariamente os inputs necessários para construir uma solução adaptada as necessidades do empresário e profissional de marketing brasileiro, não apenas no que diz respeito ao software, mas a todas as consultorias, eventos e conteúdos exclusivos como esse. Além disso, oferecem um Programa de Parceria para agências que têm interesse em ofertar serviços de Inbound Marketing e fazer negócios decolarem.

Sobre a ABES
A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1600 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.
 
As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2014 a US$ 60 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.
 
Conheça mais sobre a ABES em www.abes.org.br.
 
Sobre a Dialetto
Provedora de soluções em comunicação corporativa com foco em negócios de tecnologia e inovação. No marketing digital, a empresa atua na oferta de inbound marketing de ponta a ponta – da estratégia, ativação, planejamento, produção de conteúdo, operação e análise de desempenho.

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