Compartilhe

Quatro cidades poderão gerar mais que o dobro das vagas hoje abertas

Pelo menos 1.535 postos de trabalho devem ser gerados até o final de 2015 pelo setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em Santa Catarina. Destes, mais de 600 estão em aberto e ao menos 908 devem ser gerados nos próximos meses. A estimativa vem do Mapeamento de TIC 2015, um levantamento realizado pelo programa Geração TEC que contou com a participação de 190 empresas do setor no Estado no primeiro trimestre. As informações levantadas ajudarão a montar a grade de cursos deste programa, que oferece qualificação profissional na área tecnológica para jovens e adultos.
 
Nos resultados do Mapeamento de TIC 2015, destacam-se as cidades com maior número de oportunidades abertas e também previstas para o ano. O maior volume de vagas se concentra em Florianópolis (355), Joinville (313) e Blumenau (252). Nas posições seguintes da lista, figuram Rio do Sul (120), Lages (96), Criciúma (91) e Tubarão (81). Segundo o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Guilherme Bernard, o levantamento é importante para que as empresas reconheçam áreas mais carentes de mão de obra. “Os números do levantamento refletem a força e o potencial de crescimento do setor tecnológico catarinense, mesmo em um contexto de dificuldade econômica como o que o país enfrenta atualmente. O Mapeamento de TIC nos faz ainda vislumbrar onde estão as lacunas da demanda por profissionais e ajuda a identificar áreas que necessitam de mais investimentos em qualificação”, destaca Bernard.
 
Segundo o levantamento, a previsão de crescimento do setor em algumas regiões se reflete na expectativa de contrações futuras. Em quatro cidades pesquisadas, a previsão de geração de novas vagas até o final do ano deve representar quase o dobro das oportunidades hoje em aberto. É o caso de Lages, que prevê 184% mais admissões; Joinville, com acréscimo de 155%; Brusque, 95% e Florianópolis, 77%. O otimismo acompanha a estimativa da ACATE, que prevê um crescimento da ordem de 20% para o setor em 2015.
 
De acordo com a coordenadora operacional do Geração TEC, Jeritza de Souza, os resultados enviados pelas empresas já estão sendo trabalhados para que o maior número possível de vagas demandadas seja suprido em 2015. “Estamos em fase de seleção de instituições de ensino para que sejam abertos processos seletivos de cursos de formação profissional em 10 cidades catarinenses. Serão cerca de 20 turmas e as oportunidades devem abrir a partir da próxima quinzena”, explica.
 
Criado em 2011 a partir de uma parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e entidades do setor de TIC, o Geração TEC já realizou 4.571 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina. O programa é executado pelo Instituto Internacional de Inovação (i3), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
 

acesso rápido

pt_BRPT