Compartilhe


NanoLab terá foco em  petróleo & gás, agricultura e saúde

 

O Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, que é a unidade brasileira da divisão de pesquisa mundial da empresa, anuncia um novo espaço para pesquisa e instrumentação na área de nanotecnologia, o NanoLab. O local está instalado no prédio da IBM, no centro do Rio de Janeiro, e vem para complementar o Laboratório de Pesquisa da empresa na capital carioca, que foi totalmente repaginado.
 
O NanoLab permitirá que a IBM seja a primeira empresa no País a unir as capacidades de construção de protótipos de nanotecnologia com Internet das Coisas (IoT) e computação na nuvem. O espaço será uma espécie de incubadora para unir físicos, engenheiros e cientistas da computação, que trabalharão juntos para desenvolver ainda mais esta nova ciência no País. O local possui equipamentos para testes e caracterização de dispositivos como chips, por exemplo, equipados com materiais avançados voltados à manipulação e testes com nanopartículas. Isso inclui microscópios atômicos e ópticos de alta precisão, impressoras 3D, ferramentas de testes de hardware e software, entre outros.
 
“O NanoLab é um ambiente único de estudo e instrumentação experimental para a criação de dispositivos e manipulação de materiais de nanoescala, permitindo o desenvolvimento de métodos e aplicações para escala industrial de tecnologia de TI. Queremos que o novo laboratório seja um hub da ciência e tecnologias de nanoescala para atrair grandes talentos de pesquisa do mundo todo”, afirma Mathias Steiner, gerente de Ciência e Tecnologia para Aplicações Industriais do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil.
 
Há quatro anos a IBM trabalha no Brasil em estudos de nanociência e nanotecnologia e modelos computacionais focados na interação de materiais. Neste período, o Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil já submeteu 25 patentes ao United States Patent and Trademark Office (USPTO) e uma já foi concedida. O atual foco em nanotecnologia do Laboratório no País é trabalhar soluções industriais para as áreas de Petróleo & Gás, Agricultura e Saúde. Os dois principais projetos são de recuperação aprimorada de petróleo (EOR) e análises bioquímicas em agricultura.
 
O Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil está há sete anos no País e conta com duas unidades, uma na cidade de São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Conhecido como LAB, a divisão pertence a unidade de pesquisa da empresa, a IBM Research, que conta com 12 laboratórios em cinco continentes e 3 mil pesquisadores.

acesso rápido

pt_BRPT