Compartilhe
 
A Intel lançou a “Maratona Maker Intel 2016”, uma competição que estimulará jovens estudantes, dos ensinos Fundamental II e Médio, a criarem projetos com foco em Internet das Coisas, usando arquitetura Intel. 
 
Os interessados deverão reunir-se em grupos de três a cinco pessoas para desenvolver projetos focados em inovação tecnológica, integrando e utilizando IoT, tendo como objetivo a solução de problemas sociais ou urbanos, sejam de comunidades ou até mesmo do mundo.
 
As equipes deverão submeter suas ideias no site da competição www.intel.com.br/maratonamaker até o dia 30 de setembro de 2016. Cinquenta projetos serão selecionados para a próxima etapa da maratona e receberão um kit de desenvolvimento Genuino 101 – uma placa de circuitos para aprendizado e prototipagem rápida baseada no módulo de baixo consumo de energia Intel Curie.
 
“Queremos promover a cultura maker entre os jovens e fomentar a ideia de que a tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas da comunidade. A Internet das Coisas e o desenvolvimento de novas tecnologias de fácil utilização, como os kits de desenvolvimento que serão distribuídos nesta iniciativa, abrem um enorme leque de possibilidades para os estudantes que desejam incentivar o seu lado inovador”, explica David González, diretor geral da Intel no Brasil”.
 
Seleção e critérios
 
Até o dia 07 de outubro, uma comissão formada por profissionais de Tecnologia e Inovação selecionará as 50 melhores ideias, escolhidas com base nos critérios: originalidade, criatividade e adequação ao tema; real possibilidade de desenvolvimento de um protótipo coerente com a inovação proposta; e a viabilidade de implementação e mercado.
 
As equipes escolhidas receberão um “Makerkit”, contendo uma placa Genuíno 101, ideal para o desenvolvimento de projetos em ambientes de aprendizado, e itens periféricos, que serão utilizados para que as iniciativas se transforem em realidade. Os participantes receberão apoio de mentores, que ajudarão as equipes durante todo o período.
 
Três projetos que tiverem maior destaque serão eleitos como vencedores, sendo um do Ensino Fundamental II e dois do Ensino Médio. Os estudantes ganhadores da Innovation trip conhecerão as instalações da Intel, irão interagir com especialistas da empresa além de outras atividades.
 
A Intel anunciará as três equipes vencedoras até o dia 25 de novembro de 2016. 

acesso rápido

pt_BRPT