Compartilhe

Nova classe de memória melhora o desempenho de PCs, data centers e dispositivos móveis
 
A Intel Corporation e a Micron Technology Inc. apresentaram a tecnologia 3D XPoint, uma memória não-volátil com o potencial de revolucionar qualquer dispositivo, aplicação ou serviço que necessita de acesso rápido a grandes conjuntos de dados. Já em produção, a tecnologia 3D XPoint é um grande avanço no processo tecnológico e a primeira nova categoria de memória desde o lançamento da NAND flash, em 1989, de acordo com os fabricantes.
 
A inovação vem atender ao crescimento significativo do número de dispositivos conectados e dos serviços digitais, que está gerando imensas quantidades de novos dados. Para torná-los úteis, eles devem ser armazenados e analisados rapidamente, o que cria desafios para os provedores de serviços e fabricantes de sistemas, que devem equilibrar custo, consumo e desempenho na hora de projetar as soluções de memória e armazenamento. A tecnologia 3D XPoint combina as vantagens de desempenho, densidade, consumo, não-volatilidade e custos de todas as tecnologias de memória disponíveis no mercado atualmente. A tecnologia é até 1000 vezes mais rápida e possui uma resistência até 1000 vezes maior do que a NAND e é 10 vezes mais densa do que a memória convencional. 
 
“Por décadas, a indústria pesquisou maneiras de reduzir o tempo gasto entre o processador e os dados para permitir análises muito mais rápidas”, disse Rob Crooke, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de soluções de memória não-volátil da Intel. “A nova classe de memória não-volátil atinge esse objetivo e oferece um desempenho excepcional para soluções de memória e armazenamento”. 
 
“Um dos maiores obstáculos da computação moderna é o tempo gasto pelo processador para chegar aos dados no armazenamento de longo prazo”, disse Mark Adams, presidente da Micron. “Esta nova classe de memória não-volátil é uma tecnologia revolucionária que permite o rápido acesso a enormes conjuntos de dados e habilita aplicações totalmente novas”. 
 
À medida que o mundo digital cresce rapidamente – de 4.4 zettabytes de dados digitais criados em 2013, para 44 zettabytes esperados até 2020 – a tecnologia 3D XPoint pode tornar esta quantidade massiva de dados em informações valiosas em nanosegundos. Por exemplo, os varejistas podem usar a tecnologia 3D XPoint para identificar rapidamente padrões de detecção de fraude em transações financeiras; pesquisadores de saúde podem processar e analisar grandes conjuntos de dados em tempo real, acelerando tarefas complexas como análise genética e o rastreamento de doenças. 
 
A tecnologia 3D XPoint também melhora a experiência com a computação pessoal, permitindo que os consumidores desfrutem a colaboração e a mídia social interativa rapidamente, além de mais experiências envolventes com jogos. A característica não-volátil da tecnologia também a torna uma ótima opção para diversas aplicações de armazenamento de baixa latência, uma vez que os dados não são apagados quando o dispositivo é desligado. 
 
 

acesso rápido

pt_BRPT