Compartilhe

Projeto Aquarela Trends pretende aprimorar mecanismo
de análise de sentimento de consumidores de moda nas redes sociais
 
Com a proposta de construir de uma ferramenta de inteligência de mercado, inicialmente voltado ao setor de moda, a Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil – empresa incubada do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC – foi a única selecionada do Sul do país no remanejamento para a segunda turma do programa Startup Brasil 2013. A solução, chamada de Aquarela Trends, propõe-se a analisar  tendências de sentimento, comportamento e percepção de usuários nas mídias sociais. Para o diretor financeiro e de operações da incubada, Joni Hoppen, o diferencial da ferramenta está na utilização de tecnologias da web 3.0 de processamento linguístico/semântico das citações extraídas das mídias sociais.
 
O Aquarela Trends será destinado ao setor da moda e do vestuário, envolvendo roupas e acessórios, buscando se tornar uma espécie de IBOPE da moda. Segundo a revista Exame, este setor é o que mais interage nas redes, com um índice de 25,5%, seguido pelo de eletrônicos, com 14,3%, e comunicação, com 11,3% e movimentou aproximadamente  R$ 136 bilhões em 2013, n Brasil. "O volume e a constância dos dado de entrada no sistema é o principal insumo para o sucesso deste projeto. Queremos levar nossa solução a empresas do setor têxtil, estilistas e desenvolvedores de produtos de moda, agencias de marketing e consultorias especializadas”, explica Hoppen. A intenção é que a ferramenta esteja disponível para plataforma web e mobile. O diretor acredita que a solução também irá apoiar plataformas de e-commerce, pois poderão reorganizar de forma automática suas vitrines virtuais, de acordo com as tendências identificadas.
 
A análise computacional é feita diretamente a partir do texto em língua portuguesa e não apenas em hastags. A partir disso, serão identificado padrões e realizadas predições."Já trabalhamos com um protótipo funcional, que vem analisando cerca de 500 mil posts ao dia, extraindo intenções a partir dos textos disponibilizados nas redes sociais em áreas específicas", conta.
 
A Aquarela foi fundada em 2010 e entrou na incubadora MIDI Tecnológico em 2012, com o objetivo de fomentar a inovação no mercado por meio de tecnologias da web 3.0. O projeto selecionado no processo de ‘repescagem’ do Startup Brasil 2013 é fruto de mais de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, nos cursos de mestrados dos sócios-fundadores, tanto no Brasil, como na Holanda.

A incubadora MIDI Tecnológico auxilia empreendimentos de base tecnológica, apoiando o processo de desenvolvimento de empresas nascentes. Em quase 16 anos, o MIDI já contribuiu com a chegada ao mercado de 73 empresas e, atualmente está com 17 empresas incubadas, sendo seis residentes e 12 virtuais. A incubadora foi eleita, em 2008 e 2012, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec.

acesso rápido

pt_BRPT