Compartilhe

A iniciativa oferece serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo
 
Um datacenter dos Centros de Dados Compartilhados (CDC) foi inaugurado no dia 30 de outubro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife (PE), uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e Nordeste, e com a empresa chinesa Huawei, que doou e instalou os equipamentos.  
 
A crescente utilização no mercado e as vantagens apresentadas pelas tecnologias de nuvem levaram o MCTI e o MEC a adotá-las na infraestrutura de TIC para o suporte ao ensino e pesquisa no Brasil. Um dos elementos essenciais para oferta de serviços de computação em nuvem no Brasil é a implantação e operação de datacenters. Com esse objetivo, nasceu uma proposta de parceria com a Huawei, durante a visita da presidente Dilma Rousseff à China, em 2011. Os datacenters doados ao Brasil serão operados pela RNP.
 
Os Centros de Dados Compartilhados permitirão atender de forma escalonada e crescente a demanda por recursos computacionais baseados nas atuais tecnologias de computação em nuvem, impactando nas atividades de colaboração da comunidade acadêmica no Brasil, através de uma arquitetura em nuvem que começa a ser disponibilizada no Brasil pela RNP.
 
O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital, incluindo software, dados, imagens e vídeos para instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Além de Recife, também foi implantado um datacenter do CDC no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM).
 
Os Centros de Dados Compartilhados podem ser usados em diferentes áreas: na saúde, permitindo o armazenamento de imagens de cirurgias em Ultra Alta Definição 4K, produzidas pela Rede Universitária de Telemedicina; na cultura, para preservação e acesso ao acervo do conteúdo audiovisual nacional, como como os filmes do Canal 100, sobre o futebol brasileiro, mantido pela Cinemateca Brasileira, além de várias coleções históricas; na ciência, para o monitoramento do meio ambiente e a biodiversidade; e na gestão e desenvolvimento de Tecnologia e Inovação, para o acesso a indicadores, plataforma de periódicos científicos e sistemas de avaliação.
 
Dentre os benefícios do programa CDC destacam-se a redução da fragilidade de várias instituições de ensino e pesquisa em hospedar um grande volume de informações e aplicações vitais como bases de dados científicas; a redução de custos de hardware, software e recursos humanos para as instituições usuárias; o aumento da agilidade e flexibilidade na utilização de capacidade computacional para processamento e armazenamento de dados; o aumento da capacidade de preservação digital das informações e dados compartilhados, por meio da replicação dos dados em ambiente seguro em território nacional; e o aumento da disponibilidade e segurança das informações para os pesquisadores, professores e alunos. 

acesso rápido

pt_BRPT