Compartilhe
 


Empresa vira primeiro case para a campanha "O meu sonho, eu não arrisco"
como exemplo de legalidade em sua operação
 
Liberdade e apoio para desenvolver a criatividade são necessidades percebidas entre a maioria dos empreendedores e que sempre acompanharam a trajetória profissional de Vanderlei Ferreira, idealizador da Ecolumen, empresa que chegou ao mercado, há um ano, com o intuito de inspirar pessoas e companhias a optarem por soluções de iluminação ecologicamente eficientes.
 
Vanderlei é um dos empreendedores que apoiam a nova campanha “Meu Sonho, eu não arrisco”, da iniciativa Empreendedor Legal. “Um dos motivos para o sucesso de uma empresa está em seu modelo de gestão. Queremos contar com softwares que funcionem em sua plena capacidade, além do que, acreditamos que uma companhia deve nascer com ética e respeito ao mercado em quem atua. Por essa razão, apoiamos a Empreendedor Legal, que tem o cuidado de alertar os empresários sobre os riscos do uso de software ilegal”, afirma.
 
Trajetória
 
Com uma carreira bem sucedida de mais de vinte e cinco anos na indústria de tecnologia, o administrador de empresas, com MBA em Marketing pela FGV e MBA em Business pela FAAP, atuou no alto escalão de multinacionais e como CEO de empresas líderes do setor de TI, responsável pela direção, gestão, controles de lucratividade, vendas diretas e por meio de canais de distribuição, marketing e desenvolvimento de negócios, nos segmentos de hardware e software.
 
Viveu intensamente o mundo da TI corporativa até o momento em que decidiu colocar em prática seus sonhos e criar seu próprio negócio. Mas ele mesmo comenta, “Não foi uma decisão do dia para noite. Sempre tive o espírito empreendedor, mas me sentia limitado, pois diversos projetos que poderiam ter dado certo dentro das companhias que eu atuei eram podados pela matriz”. O executivo explica ainda que sempre soube que um dia teria seu próprio negócio, só não sabia em qual deveria apostar. Aliás, segundo Vanderlei, essa é uma das principais dúvidas na transição das pessoas que querem empreender, “por isso, a importância de se fazer um planejamento”, enfatiza.
 
Para Vanderlei, a centelha de luz para a criação de um negócio próprio, surgiu da decisão da saída de uma multinacional, em que atuava na gestão de produção, projetos e vendas de iluminação LED – sigla para Light Emitting Diode, diodo que emite luz. Essas lâmpadas, se comparadas à iluminação tradicional, economizam até 90% da energia, segundo o empreendedor.
 
“Enxerguei nos projetos de iluminação LED a possibilidade de unir vários segmentos que eu me identifico, como tecnologia, design e arquitetura, além de ser uma área ligada à sustentabilidade. Senti que era mesmo o momento de empreender, de desenvolver algo novo e que necessitava de uma atuação mais profissional”, comenta o empreendedor.
 
Vanderlei conta que a Ecolumen nasceu com a missão de oferecer a oportunidade para empresas e consumidores adotarem um projeto de iluminação ecologicamente correta, consciente dos recursos naturais, com produtos de qualidade e um serviço consultivo. Hoje, a companhia atende a consumidores finais, por meio do seu portal de e-commerce http://ecolumen.com.br/ e loja física, localizada na Zona Sul de São Paulo, e, ainda, com projetos para grandes varejistas, indústrias, escritórios de arquitetura e urbanismo.
 
O empreendedor, que já possuía um feeling para o negócio, acabou coincidindo seu sonho com o atual momento que o país passa, com a crise energética e hídrica, que tem causado o racionamento de água, “apaguinhos” por diversas regiões do país e aumento do custo da energia elétrica. “A Ecolumen tem o intuito de apoiar os consumidores, especialmente, nesse momento em que o país está procurando maneiras de economizar energia elétrica”, ressalta o empreendedor.
 
Investimento em tecnologia
 
Vanderlei conta que a ideia inicial da empresa era atender somente via portal e-commerce e consultoria, mas no caminho sentiu a necessidade de ter também uma loja física para que os consumidores pudessem conhecer melhor os produtos. “No momento da criação do portal, um dos grandes desafios se concentrou na escolha da empresa que seria a nossa parceria no desenvolvimento do layout e implementação da plataforma de e-commerce. Procurávamos um parceiro que entendesse a nossa oferta e conseguisse transmitir a nossa mensagem”, comenta.
 
Além disso, Vanderlei explica que, para o empreendedor que quer se concentrar no seu negócio, é extremamente importante se atentar na escolha de um ERP (sigla para Enterprise Resource Planning), sistema de gestão empresarial, responsável pela integração de todos os dados de uma companhia como finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas e compras. No caso da Ecolumen, eles adotaram a solução em cloud da Prolog, que é integrada à sua plataforma de e-commerce, Magento.
 
O empreendedor ainda comenta sobre seu investimento em licenças do pacote Office 365, da Microsoft; Photoshop, da Adobe; software da Autodesk para abertura de projetos em CAD; e antivírus da Norton. “Todo nosso parque de software está licenciado. São soluções voltadas para as nossas necessidades de negócios, que se tornaram imprescindíveis”, afirma.
 
Para o pequeno empreendedor, que possui ainda uma estrutura enxuta, o suporte técnico também se faz importante, pois é fundamental ter a quem recorrer. “Com a maioria dos programas de computador disponíveis na nuvem, conseguimos acessar qualquer informação pelo tablet ou smartphone, de qualquer local com internet, uma vantagem que somente o software legalizado pode dar ao empreendedor. Se colocarmos tudo da ponta do lápis, é muito mais vantajoso para o pequeno empresário se apoiar em soluções em Cloud, com o seu pagamento baseado no consumo. Isso permite uma previsão de gastos mensais com a infraestrutura de tecnologia enquanto mantemos o foco na criação dos nossos projetos e vendas”, comenta.
 
Conselho de quem já começou
 
Mesmo com sua experiência na gestão de grandes companhias, Vanderlei decidiu também investir em um curso oferecido pelo Sebrae, o Empretec, uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas – ONU, que apoia as pessoas que já possuem um negócio ou buscam amadurecimento de características empreendedoras, aumento da competitividade e permanência no mercado.
 
“É importante comentar que a consolidação de um novo negócio leva um tempo. O empreendedor precisa ter isso em mente: desenhar suas metas e cumpri-las passo a passo, pois o sucesso se dará pela soma das pequenas conquistas diárias. Hoje, a Ecolumen está em seu primeiro ano de atuação e, gradativamente, está crescendo para se consolidar no mercado”, diz Vanderlei.
 
O executivo também enfatiza sobre a necessidade de se fazer um bom planejamento financeiro. “Essa lição de casa permite a tomada de decisão que é mais adequada para o negócio, mesmo em momentos mais desafiadores”, comenta.
 
Para finalizar, ele destaca o amor ao trabalho, aliado ao apoio familiar. “Graças à confiança da minha família, eu tive condições de desenvolver com tranquilidade esse projeto, pois os desafios sempre vêm, seja você um executivo ou um empreendedor, mas o apoio emocional é fundamental para seguir em frente. A Ecolumen despertou uma paixão que eu tinha escondida, acreditando que sempre dá para se fazer melhor, com planejamento, foco na execução, ética e responsabilidade”, afirma. 

acesso rápido

pt_BRPT