Compartilhe


Luciano Ramos será palestrante na ABES Software Conference

 

O cenário atual e as projeções para o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação serão abordados na apresentação de Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria da IDC (International Data Corporation), no painel “Presente e Futuro”, durante a ABES Software Conference, que acontece no dia 18 de setembro no WTC, em São Paulo. 
 
“Na nossa conversa durante o evento da ABES, eu pretendo falar sobre o mercado brasileiro de software e serviços e como a gente tem evoluído aqui no país em termos de consumo dessas tecnologias e o que esperamos para final de 2017 e para 2018”, adianta o executivo da IDC (veja o vídeo). 

Segundo Ramos, a ideia é resgatar o que foi a projetado para o ano de 2017 e avaliar como têm sido o desempenho dos segmentos de TI nos dois primeiros semestres até agora e as projeções para os próximos meses, destacando os novos tópicos introduzidos no Estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2017, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a IDC. 

 
“Na edição 2017 do estudo, abrimos espaço para analisar a evolução de dados sobre terceira plataforma e mobilidade, adoção das ferramentas de analytics e a movimentação das empresas por meio da contratação de serviços de PaaS e SaaS, que não constavam nas publicações anteriores. As perspectivas para os próximos meses são positivas, tendo em vista as conversas que mantivemos com importantes executivos. O Brasil vive um processo de aceleração da adoção de serviços na nuvem, um segmento que tem crescido em torno de 20% de ano para ano, e observamos uma aceleração significativa também da adoção de infraestrutura na nuvem”, comentou. 
 
Ramos avalia ainda que inteligência artificial, computação cognitiva, reconhecimento de voz e imagem são tecnologias emergentes e em expansão no Brasil, sendo que o mercado tem colecionado vários casos de sucesso. Além disso, os ataques hackers, com o do Wanna Cry, e a migração para nuvem são dois fatores que estão impulsionando os investimentos em segurança da informação e de dados.  
 
“O Brasil deverá crescer em seu posicionamento no ranking mundial de investimentos em TI e Telecom. A posição de 2016 está mais relacionada com a desvalorização do real frente ao dólar do que com a pujança do mercado brasileiro, que continua em expansão e atraindo investimentos”, conclui.   
 
Com mediação de Daniela Braun, diretora da Weber Shandwickd, o painel “Presente e Futuro” contará também com a participação de Francisco Camargo, presidente da ABES, e da jornalista da Rádio CBN, Cristina de Luca.
 
Todas as informações, incluindo a programação completa, estão disponíveis no hot site: www.abesdigital.org.br. 
 
 
ABES SOFTWARE CONFERENCE 2017
Negócios emergentes: do blockchain ao IoT
18/09/2017
8h30 às 18 horas
WTC Events Center
Avenida das Nações Unidas, 12551 – 3º Andar, São Paulo, SP
www.abesdigital.org.br

 

acesso rápido

pt_BRPT