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Mudanças devem impactar no desenvolvimento das soluções

 

Os dados são vitais para os negócios digitais emergentes. De acordo com o Gartner, a chave para esta informação é dirigi-la para criação de oportunidades que agreguem valor real ao negócio a partir da possibilidade de geração de insights e de inovação. Este assunto foi o tema central  da Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management, que aconteceu em São Paulo nos dias 10 e 11 de maio. João Tapadinhas, diretor de pesquisas do Gartner, e Donald Feinberg, vice-presidente e analista emérito do Gartner, falaram que é relevante que os gestores pensem em como os dados são utilizados atualmente nas empresas e estejam dispostos a implementar uma moderna arquitetura de BI.
 
As transformações devem representar mudanças significativas nas plataformas e na gestão, conferindo mais autonomia aos usuários internos, proporcionando mais agilidade aos processos e posicionando o setor de TI como um facilitador das análises e exercendo a função de governança. Neste processo, é importante superar as gestões conservadoras, que deixam as organizações presas a relatórios estáticos e sempre olhando para os mesmos aspectos do mercado, representados nos dashboards. “Os usuários devem ganhar mais liberdade e acesso aos dados e às ferramentas de BI a fim de gerar conhecimento e insights com mais frequência”, ressaltou Tapadinhas. As soluções mais tradicionais utilizadas nas áreas de Business Intelligence, Analytics & Information Management permanecem, entretanto, os desenvolvedores de softwares devem se voltar também para o uso de algoritmos de aprendizagem e para uma futura geração de soluções.
 
Para entender o que tudo isso significa, Donald Feinberg e João Tapadinhas destacaram três importantes áreas:
 
Confiança – Os dados devem ser confiáveis
 
O Gartner prevê que até 2019 75% das soluções de Analytics irão incorporar 10 ou mais fontes de dados de parceiros secundários ou de provedores terceirizados. "Com o número de dados externos sendo utilizados, pode-se determinar se os dados externos estão realmente corretos e completos?", questiona Tapadinhas. "Nós não podemos. Apenas temos de decidir o quanto confiamos nos dados e aprender a acreditar e a verificar”.
 
Os analistas do Gartner recomendam três diferentes medidas para ajudar a estabelecer níveis de confiança:
 
1)    A fonte de dados é confiável?
 
2)    Medição por triangulação – Existem mais fontes que apontem para a mesma direção? As fontes de dados podem ser combinadas para obter uma imagem completa?
 
3)    Outras pessoas receberam valor a partir dos dados?
 
"Utilizando essas três abordagens – considerar a confiabilidade da fonte, triangulação e levar em conta as avaliações de outros – teremos a capacidade de confiar nos dados do mundo digital", diz Feinberg. "No final, não há nenhum ponto para Analytics e nenhuma questão de governança de dados se não houver nenhum resultado de negócios. Resultados de negócios internos podem ser grandes, mas o valor real depende do impacto nos clientes e nos negócios”.
 
“Dados e Analytics utilizados com sucesso desencadearão um nível sem precedentes de capacitação por meio de insights técnicos de Analytics e de informações sobre negócio, indicando inclusive como melhorá-lo. Isso levará a uma enorme demanda por informações confiáveis", diz Tapadinhas. "A representação de informações e o cálculo de medidas de desempenho só podem ser realizados por meio de uma cultura centrada em informações, fundamentada em uma sólida base de dados confiáveis".
 
Resultados de negócios – Como ajudar a criar os melhores resultados de negócios possíveis
 
Resgatar o valor do negócio é uma oportunidade relativamente nova, porém excitante, para a maioria dos profissionais de Analytics. Os líderes de dados e de Analytics que agarram essa oportunidade reconhecem que os resultados de negócio não estão na criação de relatórios e de painéis de controle (dashboards). Os melhores resultados de negócios comprovam que há dados de alta qualidade que podem ser compartilhados e utilizados internamente pelas organizações, e externamente com parceiros e clientes para ajudá-los a melhorarem seus resultados de negócios.
 
“Os líderes de Analytics do futuro se certificarão se possuem um mandato claro – o valor de negócio", diz Feinberg. "Nos próximos anos, o valor de negócio fundamentado em Analytics estará pronto para explodir por meio da utilização de novas ferramentas Analytics".
 
Esfera da Concorrência – Como o Mundo da Distribuição Afeta a Esfera da Concorrência de Dados e Analytics
 
No lado da procura, dados e Analytics estão permitindo que as organizações observem um nível completamente novo de detalhes sobre clientes e negócios – esta é uma completa ruptura organizacional. Alguns saberão o que estão fazendo, outros não. “Haverá questões de privacidade e segurança. Haverá mesmos regulamentos de algoritmos provenientes de governos de todo o mundo, forçando a transparência”, diz Tapadinhas.
 
"Uma vez que estes novos mercados estejam estabelecidos, as forças de moderação tentarão novos mecanismos de censura. Por isso, as modernas plataformas de Analytics precisarão oferecer mecanismos de controle, terão a segurança melhorada e estabelecerão novas métricas de sucesso".

No lado da oferta, as aquisições de tecnologia por empresas usuárias finais estão ocorrendo em todos os setores. O Gartner chama isso de "techquisitions" – a aquisição de empresas de tecnologia digital e de informação por parte de empresas tradicionais que veem a oportunidade de se transformarem em líderes de negócios digitais em suas indústrias, não pelo licenciamento de software, mas tendo uma participação na empresa.

 

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