Compartilhe


Por meio de uma parceria entre a União Europeia (UE) e o Governo Federal, através do  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi promovido o ICT Week 2017, nos dias 04 e 05 de dezembro, em Brasília (DF). “Inovação e Transformação Digital” foi o tema central do evento, que contou com apresentações sobre Manufatura Avançada, Inteligência Artificial, Empreendedorismo Digital, Internet das Coisas (IoT), Internacionalização de Startups e 5G.

O encontro contou com a participação de brasileiros e estrangeiros do Governo, de instituições de ensino e pesquisa, desenvolvedores de aplicações e representantes da indústria de TIC, entre eles Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; João Gomes Cravinho, Embaixador da União Europeia no Brasil; Maximiliano Martinhão, presidente da Telebrás; Benedicto Fonseca Filho, Embaixador e Diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty; e Thiago Camargo Lopes, Secretário de Política de Informática (SEPIN/MCTIC).
 


A ABES marcou presença no ICT Week 2017 com Werter Padilha, coordenador do comitê de IoT da entidade e CEO da Taggen, que fez questão de parabenizar a organização pela iniciativa. “Confirmei a existência de convergências e o interesse na troca de experiências e busca de sinergias nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e geração de negócios. São fatores muito positivos para ampliação da competitividade brasileira no mercado global”, destacou o executivo.

O Plano Nacional de IoT também foi abordado em vários paineis, inclusive no que abordou o Ecossistema de Inovação Digital, que contou com palestrantes do BNDES e da consultoria McKinsey, que fazem parte do consórcio que conduz o projeto. "O plano é reconhecido como uma importante alavanca para a geração de inovações e de desenvolvimento da indústria de TIC e dos demais setores econômicos. Atualmente, o grupo está em um estágio de detalhamento das mais de 70 ações sugeridas e, em breve, serão divulgados novos relatórios e os próximos passos", informou Padilha, que integrou o comitê de IoT que participou da elaboração do plano como representante da ABES.      

“Além das questões tecnológicas, chamou a minha atenção o debate em torno da internacionalização das startups e da necessidade das empresas se prepararem, desde o começo, oferecendo qualidade e inovação para atender o mercado local e também obter alcance internacional com seus produtos, serviços e tecnologias”, completou o executivo.
 


Fabio Rua, Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina e coordenador do Comitê Regulatório da ABES, foi um dos palestrantes no painel sobre “Inteligência Artificial e regulação de algoritmos: desafios à inovação tecnológica e proteção dos direitos fundamentais”.

Para mais detalhes sobre como foi a programação do BR/EU ICT Week: Inovação e Transformação Digital, acesse: https://goo.gl/Xt76Ps

 

acesso rápido

pt_BRPT