Compartilhe
 


Encontro foi iniciativa da ABES para destacar a relevância e demandas do setor

A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, recebeu nesta quinta (13/10) um grupo formado por representantes da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), Assespro (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia).

A pauta do encontro, ocorrido na sede do banco no Rio de Janeiro, incluiu uma apresentação sobre os dados do mercado brasileiro de software e serviços, as tendências tecnológicas e a importância de renovar as políticas públicas de fomento à inovação. Irecê Fraga Kauss Loureiro, diretora de TI e Comunicação do BNDES, que foi uma das palestrantes na ABES Software Conference 2016, também participou da reunião.
    
“A área de Tecnologia da Informação tem penetração em todos os setores da economia, ou seja, tem uma influência positiva fundamental nas grandes transformações em andamento nas áreas de serviços, agronegócios, indústria, saúde, entre outras. O setor contribui fortemente com o aumento de competitividade das empresas, a melhora da qualidade de vida da população, a geração de empregos e o crescimento econômico brasileiro”, lembrou Francisco Camargo, presidente da ABES.

Extremamente receptiva às sugestões das associações, Maria Silvia ressaltou o novo papel do BNDES na indução do desenvolvimento, da inovação e da competitividade. Ela solicitou às associações um resumo com as sugestões de melhoria para as linhas de fomento e observou ainda que muitas das sugestões estão alinhadas com os projetos de aprimoramento que o banco planeja implementar, como tornar os programas menos burocráticos e mais simples. Atualmente, o BNDES está conduzindo um estudo sobre IoT (internet das coisas, da sigla em inglês) no Brasil.

 
Outro tema tratado no encontro foi a pesquisa promovida pela ABES para detectar as necessidades de financiamento das empresas do setor de TI, que está em fase de compilação e análise das respostas. O resultado deverá ser discutido em nova reunião com representantes do banco.

Vale lembrar que o BNDES é responsável pela linha de fomento MPME Inovadora, da qual a ABES é uma das idealizadoras e parceira, que visa apoiar micro, pequenos e médios negócios que inovam no setor de TI, que tenham faturamento inferior a R$ 90 milhões no ano, oferecendo financiamento a uma taxa de juros em condições especiais.

acesso rápido

pt_BRPT