Compartilhe

 

O aplicativo Colab.re é a primeira ferramenta brasileira
a integrar o grupo de aplicações para a plataforma de inclusão
 
A rede social Colab.re, que tem como objetivo fazer uma ponte entre o cidadão e o poder público, é o primeiro aplicativo brasileiro adaptado para a plataforma Internet.org, do Facebook. Nascida no Porto Digital, parque tecnológico do Recife, o app já é usado pelas prefeituras de Curitiba, Teresina e Campinas.
 
O Colab.re possibilita aos usuários fiscalizar, propor e avaliar os serviços públicos por meio de postagens e notificações. Esse empoderamento dialoga com a proposta do Internet.org, que tem como objetivo desenvolver soluções que promovam o acesso à internet para as populações de baixa renda e de áreas isoladas do país.
 
"Queremos apresentar a plataforma para desenvolvedores com interesse social que atuem como parceiras na produção de conteúdos e serviços que possam contribuir para a iniciativa", explica Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook.
 
Para desenvolver para o Internet.org os interessados devem trabalhar com soluções que ofereçam conectividade para cenários adversos – como o acesso em redes 2G e o uso de celulares com configurações mais simples. "Na prática, nós trabalhamos como se estivéssemos desenvolvendo um site de sete anos atrás", comenta Josemando Sobral, cofundador do Colab.re.
 
O anúncio da parceria foi feito durante o evento I.org Developer Garage, realizado na sede da Jump Brasil, aceleradora de startups do Porto Digital. O encontro foi a primeira de uma série de atividades de promoção da iniciativa do Facebook. Representantes da empresa apresentaram dados mundiais e alguns resultados já atingidos em países em que o Internet.org já foi implementado. 
 
"O Colab.re é uma das iniciativas mais relevantes que passaram pelo Porto Digital. Os desenvolvedores da solução levam aos cidadãos a possibilidade de participar da administração de sua cidade", comenta Francisco Saboya, presidente do parque tecnológico.
 
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade. Considerado uma referência na implementação do modelo da 'triple helix', o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

 
 

acesso rápido

pt_BRPT