Compartilhe


Por Octavio Osorio, Vice-presidente divisional para a América Latina da EMC
  
Viver em um mundo digital significa que há mais informações disponíveis para as pessoas comuns do que imaginávamos uma década atrás. No entanto, todos compartilhamos da profunda herança cultural de nossos países, grande parte que teve origem muito antes da existência do conceito de um mundo digital.
 
Na verdade, desde os primórdios da humanidade, usamos as tecnologias mais recentes para registrar a história cultural. Ela foi registrada em obras de arte, livros, gravações de áudio e vídeo, e armazenada em museus e bibliotecas ao redor do mundo. Infelizmente, muitos desses tesouros estão em locais onde correm risco de decomposição ou destruição.
 
Neste momento de avanço eletrônico, existe a oportunidade de digitalizar conteúdos e preservar aspectos de nossa história que poderiam se perder. Essa é a base do programa EMC Heritage Trust, que financia projetos culturais de alta prioridade.
 
O ganhador do grande prêmio deste ano foi a Universidad Del Rosario em Bogotá, Colômbia. O arquivo histórico da universidade preserva e protege 950 volumes de manuscritos e documentos impressos dos séculos XVII a XIX, inclusive os decretos reais em que Felipe IV da Espanha criou a instituição em 1651.
 
Apesar de sua grande importância histórica, alguns desses manuscritos originais nunca estiveram disponíveis para estudos devido a sua deterioração. Com a digitalização desses documentos, eles serão disponibilizados para o estudo da história da América Latina, de instituições coloniais e da formação de instituições educacionais, entre muitos outros assuntos.
 
Essa ação cria a oportunidade de iniciar projetos com outras universidades e centros acadêmicos do mundo todo, pois o material estará disponível para qualquer pessoa com acesso à Internet. Os latino-americanos são conhecidos por ter orgulho de sua cultura. Podemos ter discussões sem fim sobre quem tem o melhor vinho, a melhor comida e o melhor time de futebol!
 
Não é de surpreender que essa parte do mundo também esteja participando ativamente do programa Heritage Trust da EMC. Algumas instituições da região que já receberam apoio para preservar seus bens e disponibilizá-los no mundo todo foram: Museo de la Memoria y los Derechos Humanos no Chile, Teatro Municipal do Chile, e Fundação Chiquinha Gonzaga, no Brasil. Seja para nos ajudar a recordar atrocidades do passado para que nunca se repitam ou para preservar coleções musicais, a EMC participou de todos esses projetos.
 
Adoraria ver mais instituições do mundo todo participando do programa Heritage Trust, especialmente na América Latina! A humanidade só será verdadeiramente global quando aprendermos a valorizar e proteger o que torna cada cultura única.

acesso rápido

pt_BRPT