Compartilhe

 

O CPqD acaba de firmar uma parceria tecnológica com a Oppencadd Advanced Technology, empresa especializada em model-based design que distribui com exclusividade no Brasil os softwares MATLAB e Simulink.
 
O principal objetivo do acordo é o desenvolvimento conjunto de projetos, por meio da soma de conhecimentos, modelagens, simuladores, códigos embarcados, algoritmos específicos e prototipagem rápida, entre outras ferramentas que seguem os conceitos de model-based design e model-based system engineering.
 
Para isso, a Opencadd disponibilizará licenças dos programas que representa no país, na modalidade de Software as a Service (SaaS), para utilização nos projetos a serem desenvolvidos em conjunto com o CPqD, em várias áreas das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) – como a de sensores ópticos, por exemplo. Além disso, o acordo prevê a cooperação entre as duas organizações na prospecção de clientes e projetos envolvendo o desenvolvimento de produtos, negócios e serviços.
 
Douglas Oliveira, CEO da Opencadd, argumenta que “a parceria destaca as competências e sinergias, norteados pelos propósitos e objetivos similares, que transcendem os resultados econômicos e financeiros imprescindíveis. Com colaboração e cooperação, os clientes de ambos terão agregados aos seus respectivos negócios, o estado da arte em pesquisa e desenvolvimento, bem como a inovação em movimento constante”.
 
O Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios do CPqD, José Eduardo Azarite, afirma que “a Opencadd tem ferramentas que ajudam a otimizar o ciclo de desenvolvimento de soluções na área de sensoriamento e de desenvolvimento. Temos uma série de projetos de P&D, que em parceria com a OPENCADD, poderemos acelerar os processos e chegar à resultados mais rapidamente” e “um dado bastante importante desta aliança, é que do ponto de vista comercial, tanto o CPqD como a OPENCADD, poderão levar ao mercado as soluções desenvolvidas no âmbito deste convênio”.
 
Já o pesquisador e engenheiro do CPqD, Marcos Sanches, explica que a parceria “surgiu da necessidade de agregar mais capacidade de desenvolvimento de tecnologia com simulação numérica. A parceria permitirá unir esforços internos e externos com as ferramentas e capacitação correta, sem ter a necessidade de fazer um investimento pesado, unir a capacidade de conhecimento físico do CPqD, com o conhecimento de modelagem da OPENCADD. A união entre esses dois mundos facilita ambos os lados”.

acesso rápido

pt_BRPT