Compartilhe

A plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPqD com o objetivo de acelerar a criação de aplicações de Internet das Coisas (IoT), ganhou uma nova versão, que recebeu o nome de Aikido. “O desenvolvimento da dojot continua, com foco nas demandas do mercado e do ecossistema voltado à oferta de soluções IoT”, afirma Maurício Casotti, responsável de marketing da dojot no CPqD. “Nesse sentido, a versão Aikido reforça os três pilares que orientaram a criação dessa plataforma: facilidade de uso, rapidez no desenvolvimento de aplicações e segurança na implantação”, acrescenta.
 
Uma interface de operação mais intuitiva e a visão da distribuição dos dispositivos em um mapa são alguns dos novos recursos que, segundo Casotti, tornam a dojot Aikido ainda mais fácil de usar. Além disso, ele destaca a atualização dos dados de exibição em tempo real, a visão de alarmes da plataforma e a possibilidade de integração com o CPqD Billing, para facilitar a cobrança em modelos de negócios complexos dentro do ecossistema IoT. 
 
Já funcionalidades como gerenciamento de templates de dispositivos, de atualizações de firmware e suporte à atuação em dispositivos (para configuração e envio de comandos a partir da plataforma) são recursos que tornam a nova versão da dojot ainda mais rápida para desenvolver aplicações IoT. “Nesse quesito, uma funcionalidade importante é a de function as a service (FaaS), que permite usar a dojot para disponibilizar funções criadas fora dela para todo o ecossistema de IoT”, ressalta Casotti. 
 
Em relação à segurança para implantar, ele destaca como novidades o suporte à autenticação na plataforma tanto da aplicação como do dispositivo, por meio do uso de canal seguro e de recursos de criptografia. Além disso, Casotti afirma que um novo broker de contextos foi incorporado à dojot Aikido, o que torna a solução mais flexível, escalável e robusta.
 
O lançamento da nova versão faz parte da estratégia do CPqD de dar suporte à evolução e ao aperfeiçoamento constante da plataforma dojot, que tem como foco o estímulo à inovação aberta e à construção de um ecossistema voltado para a oferta de soluções IoT adequadas à realidade brasileira. A dojot Aikido já está disponível no portal www.dojot.com.br, pelo qual os interessados podem obter seu código e também a documentação sobre como utilizar os componentes, a interface, etc.
 

acesso rápido

pt_BRPT