Compartilhe


Contribuições podem ser enviadas até dia 14 de abril
 
Uma nova consulta pública foi aberta para receber sugestões para o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) em construção no governo federal. A consulta, aberta até 14 de abril, servirá para a elaboração de uma frase que sintetize a aspiração do Brasil com base nos principais assuntos levantados durante as discussões sobre o plano. Em ordem de importância, os interessados deverão elencar as cinco principais diretrizes entre: cadeia produtiva; competitividade; desafios locais; inclusão social; e sociedade conectada e empoderada. Para participar da consulta, é preciso fazer um cadastro. 
 
As sugestões serão recebidas pelo consórcio que está desenvolvendo o estudo para o Plano Nacional de IoT, solicitado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O grupo é formado pela consultoria McKinsey Global Institute, o escritório Pereira Neto Macedo Advogados e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).
 
O estudo foi estruturado em três fases: 1ª) levantamento e diagnóstico do mercado de Internet das Coisas no mundo e no Brasil e as aspirações iniciais de IoT para o país, realizada nos meses de março e abril; 2ª) definições dos critérios-chave e das verticais e horizontais a serem priorizadas, etapa em andamento e que vai até maio; e 3ª) aprofundamento nas verticais escolhidas; elaboração da visão para IoT em cada vertical e elaboração do plano de ações voltadas para acelerar a implantação do mercado de IoT no país de 2017 a 2022.
 
O BNDES e o MCTIC disponibilizaram ainda no site materiais e vídeos de eventos realizados: Workshop de Tendências, Workshop de Aspectos Regulatórios e o Laboratórios do Futuro: Seminário para Construção da Visão IoT
 
A ABES entregou pessoalmente, em janeiro deste ano, ao secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, as contribuições da entidade para o Plano Nacional de Internet das Coisas, nas quais destacaram que a emergência da IoT é uma oportunidade para o desenvolvimento econômico brasileiro e que o projeto é fundamental para a integração entre associações, institutos, acadêmicos, organizações públicas e setor privado, setor financeiro e de fomento, que atuarem de forma coordenada e sinérgica. 
 
Estima-se que já existam mais de 15 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo, de acordo com um relatório anual da Cisco (VNI), incluindo smartphones e computadores etc. De acordo com cálculos da Business Intelligence (BI),  teremos 34 bilhões de dispositivos conectados – PCs, smartphones, tablets, smartTVs, relógios inteligentes e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) -, à internet até 2020 em todo o mundo.
 
 

acesso rápido

pt_BRPT