Compartilhe

O Portal Inovação é a ferramenta virtual de cooperação tecnológica mais consolidada no Brasil. Lançada em 2006, depois de quase dois anos de trabalho em seu desenvolvimento, reúne diferentes usuários do Sistema Brasileiro de Inovação. Trata-se de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a realização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O público atualmente inscrito no Portal está dividido em quatro grandes grupos: especialistas, agentes de inovação, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas.

Os especialistas são indivíduos interessados em oferecer seus serviços tecnológicos. As ICTs públicas e privadas apresentam em seu portfólio suas áreas de competência, da mesma maneira que as empresas podem cadastrar tanto sua demanda por cooperação quanto ofertar serviços. O Portal Inovação é o único do mercado a reunir também o público de agentes de inovação que inclui tanto instituições voltadas para o fomento e a promoção do tema quanto pessoas físicas que atuam no tema. Veja abaixo os grandes números do Portal:
 

Tipos de atotes Registros voluntários no Portal
Especialistas 10.000
Agentes de Inovação 2.000
ICTI 7.300
Empresas 9.500

O Portal Inovação possui ainda uma ferramenta única de busca que varre toda a base de currículos Lattes atualizados. Os resultados podem ser filtrados por estado, local de residência dos especialistas, entre outras possibilidades. A busca é feita a partir de palavra-chave escolhida pelo usuário. O sistema possui ainda um sistema fechado de mensagens por meio do qual as pessoas podem entrar em contato individualmente, de forma protegida. Nos últimos anos, o Portal desenvolveu recortes para públicos específicos. Exemplos disso são o recorte de Biotecnologia, o SAPI da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), no eixo de serviços tecnológicos. Os recorte são desenvolvidos pelas instituições parceiras para estabelecerem um canal direto de diálogo com os integrantes das suas redes dentro do ambiente do Portal. O cadastro é gratuito e pode ser feito diretamente pela página www.portalinovacao.mcti.gov.br ou pelo telefone 0800-6018600.

acesso rápido

pt_BRPT