Compartilhe

Programas focam meio ambiente, reeducação alimentar, saúde e vendas  

Crise hídrica motiva jovens
 
Com a crise hídrica instalada em cerca de 11 estados brasileiros, o uso de aplicativos mobile para ajudar a controlar o consumo de água. Por isso, o Programa Benchmarking Brasil lançou o Hackathon Mais da Sustentabilidade em parceria com cursos de Tecnologia da Informação das universidades Anhembi Morumbi e Uninove. O objetivo é incentivar e reconhecer o talento de jovens designers e programadores que, com seus aplicativos, ajudam a construir uma nova consciência e cultura em relação aos desafios socioambientais de nossa época.   Representantes das empresas Google e Intel fizeram parte da comissão técnica que avaliou os aplicativos.
 
O aplicativo Level Up+, criado por Erico Luiz Frank e Rodrigo Silveira Dias de Lima, alunos da Uninove, foi o vencedor pelo júri técnico. Level Up+ aposta no poder das mídias sociais já que os usuários postam fotos de vazamentos de água em vias públicas, pessoas lavando carros, calçadas etc. As fotos terão um geolocalizador de onde foram tiradas, ajudando os funcionários da rede de saneamento básico da cidade a identificar e solucionar rapidamente o problema. “Nossa ideia é trazer a responsabilidade social não apenas às empresas de saneamento básico, mas para o público em geral, para que atuem como vigilantes. Ele ajuda a passarmos pela grave crise hídrica, aliando rapidez e o alcance das mídias sociais”, explica o universitário Érico Luiz Frank.
 
Reconhecido pelo voto popular, o aplicativo Irriga-Ação auxilia no consumo inteligente de água para irrigação, uma das principais formas de desperdício do recurso no mundo que chega a 70%. Segundo seu criador, Fabrício Tenaglia, da Anhembi Morumbi, o app calcula a quantidade de litros de água necessários para irrigar uma determinada área da propriedade, ajudando o produtor rural a usar o recurso de forma mais racional, evitando desperdícios, porém mantendo a produtividade.
 
App para corretores de imóveis
 
O ZAP lançou o APP ZAP Pro. Com ele, corretores e imobiliárias poderão receber alertas em tempo real toda vez que os imóveis anunciados no Portal do ZAP receberem contato de um interessado. Além disso, o APP apresentará notícias do setor e dicas para os profissionais da área. Com o lançamento da nova plataforma, a expectativa do ZAP é atender exclusivamente os corretores que já são clientes do portal www.zapimoveis.com.br. Para ter acesso ao APP basta baixar gratuitamente o aplicativo no Google Play ou Apple Store.
 
 
Reeducação alimentar das crianças
 
 
Dicas de cardápios equilibrados e nutritivos sem abrir mão do sabor, controle de altura e peso dos pequenos, dicas para montar as lancheiras, receitas gostosas e saudáveis para fazer juntos e até sugestão de brincadeiras estão entre as principais características do DS KIDS – aplicativo gratuito que chega para ajudar papais e mamães a manter a dieta dos seus filhos mais saudável. O app, que já está disponível para iOS e Android, é uma forma da família conseguir acompanhar a rotina de seus filhos com o apoio de uma plataforma descontraída, que vai agregar instruções importantes de como transformar alimentação e atividades físicas em uma grande brincadeira.
 
O produto foi desenvolvido por uma equipe nutricional do grupo Minha Vida. O DS Kids é um projeto institucional do Dieta e Saúde, com o objetivo de ajudar as crianças a terem uma vida e um futuro mais saudáveis. O Dieta e Saúde é o maior programa de emagrecimento online do Brasil, com mais de 5 milhões de downloads e só em 2014 mais de 1 milhão de quilos perdidos pelos seus usuários.
 
Aplicativo brasileiro permite indicar e buscar médicos
 
Um novo aplicativo acaba de ser lançado para iOS e Android e promete ser uma ferramenta para atender uma demanda crescente da sociedade: a busca qualificada por indicações de médicos. Isso porque a base de dados do HealthMeApp (www.healthmeapp.com.br) é alimentada pelas experiências dos próprios usuários, criando assim uma rede colaborativa de informações. 
 
O cadastro no novo app pode ser vinculado à conta do Facebook do usuário. A grande vantagem dessa opção é a possibilidade de ver as indicações feitas por amigos conectados pela rede social. “Isso deixa a experiência ainda mais rica, pois além de ver indicações gerais sobre algum médico, você pode interagir com seus amigos para ter ainda mais informações sobre determinado profissional”, complementa Magalhães.
 
HealthMeApp é um aplicativo genuinamente brasileiro criado pelo casal Carla e Guilherme Magalhães e baseado em experiências próprias. “Tanto a Carla como eu já passamos por experiências não muito agradáveis em médicos que fomos apenas baseados na proximidade de casa. Por isso, entendemos essa questão da indicação como fundamental, ainda mais quando estamos lidando com saúde”, conta Guilherme Magalhães. O design é assinado por Aquele Studio, de Fernando Heynen e Beatriz Colas, que desenvolve arte para animação de TV e cinema, além de design de sites e marcas. A programação ficou a cargo de Douglas Neves e o desenvolvimento final é da Carambola.
 
 
Aplicativo para pacientes com fibromialgia em versão IOS
 
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em parceria com a Pfizer, lançou o aplicativo FIQr (Questionário de Impacto na Fibriomialgia – Revisado) para pacientes com fibromialgia, uma síndrome que tem como principal sintoma a dor crônica, difusa e generalizada por todo o corpo e que acomete nove vezes mais mulheres.
 
Como a dor é um sintoma subjetivo, que depende da percepção e da tolerância pessoal de cada paciente, o médico avalia a progressão da doença levando em consideração as queixas e o exame físico realizado em consultório. Com o aplicativo, o profissional de saúde poderá analisar o estado funcional e emocional do paciente já na primeira consulta e no retorno, reavaliá-lo através do questionário.
 
Entre uma consulta e outra, o paciente poderá anotar os níveis de dor de acordo com as atividades executadas. O sistema vai gerar um gráfico mostrando a intensidade e os pontos de dor durante cada atividade exercida. Desta forma, será possível realizar um mapeamento completo da evolução e dos picos de dor no período. Os gráficos serão enviados por e-mail para o médico, facilitando as consultas futuras e o tratamento.
 
O aplicativo está disponível para IOS (iPhone e iPad) na Apple Store pelo link https://itunes.apple.com/us/app/fiqr/id922222459?mt=8.

 
 

acesso rápido

pt_BRPT