Compartilhe


Vencedores irão dividir R$ 900 mil e receberão curso de educação executiva
 
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2016/2017. Empresas de todos os portes podem submeter projetos, produtos e processos inovadores para concorrer a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação e a cursos de educação executiva. A candidatura é feita exclusivamente pelo site do prêmio e pode ser feita até o dia 15 de janeiro de 2017.
 
A 5ª edição traz novidades no regulamento. Os vencedores serão divididos em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), micros e pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas. A premiação se dará nas categorias gestão da inovação e inovação, sendo que esta tem quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing.
 
Ao contrário de edições anteriores, não será necessário inscrever um projeto específico de inovação para cada categoria. Agora a empresa se inscreve uma única vez e será avaliada como um todo, podendo ser selecionada em mais de uma categoria ou subcategoria. No entanto, é preciso que as inovações tenham sido desenvolvidas, no máximo, nos últimos dois anos e estejam implantadas no momento da inscrição. O prêmio é voltado para a indústria, com exceção das MPEs atendidas pelo ALI, que podem ser dos setores indústria, comércio ou serviço. Os vencedores serão conhecidos no Congresso Brasileiro de Inovação, em junho de 2017.
 
A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, explica que a premiação é um estímulo à cultura de inovação no setor privado. "Queremos incentivar e reconhecer o mérito de empresas brasileiras que investem e apostam na inovação como uma estratégia de competitividade", afirma.
 
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, celebra o prêmio como um incentivo ao surgimento de pequenos negócios inovadores, com alto potencial de impacto na economia. “Temos um interesse cada vez maior em incentivar a criatividade dos pequenos negócios, pois eles serão cada vez mais o motor que conduz a inovação no país”, diz.
 
O Prêmio Nacional de Inovação foi criado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPii).
 
Em 2011, ano de estreia da premiação, foram 427 inscrições de empresas de 19 estados brasileiros. No ano seguinte, com a entrada do Sebrae no Prêmio Nacional de Inovação, o número de inscritos saltou para 981, impulsionado pelo aumento significativo de micro e pequenas empresas. Na edição 2014/2015, foram 2.219 inscrições, número cinco vezes maior que no primeiro ano. Todos os estados brasileiros tiveram participantes.
 
Categorias
 
GESTÃO DA INOVAÇÃO: reconhece as organizações que criam um ambiente favorável à inovação por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de geração da inovação.
 
INOVAÇÃO: reconhece as inovações que contribuíram para o aumento de competitividade da empresa. Divide-se em quatro subcatergorias: inovação de produto, bens ou serviços; inovação em processos; inovação organizacional e inovação em marketing.
 
Para saber mais detalhes e fazer sua inscrição, acesse o site Prêmio Nacional de Inovação

acesso rápido

pt_BRPT