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A ABES e a BSA – The Software Alliance, organização defensora do segmento global de softwares perante governos e o mercado internacional, lançaram uma campanha na internet pela defesa da propriedade intelectual e diminuição do uso e venda de software em situação irregular no país.
 
Com o mote "Seja a diferença, denuncie", a campanha visa estimular a livre denúncia contra a pirataria no setor de informática, com o uso e venda irresponsável de softwares irregulares por parte das empresas. As ações se dão no contexto do lançamento dos portais www.denunciepirataria.org.br e www.empreendedorlegal.org.br, que oferecem canais seguros de denúncia voluntária. Toda ação foi criada pela 4Buzz, agência de marketing digital.
 
A abordagem da campanha pretende chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada pessoa diante de situações em que ela costuma se calar ou deliberadamente se omitir. As imagens visam incomodar o usuário que se conforma diante da prática criminosa e engajá-lo a agir de forma diferente, contribuindo para educar as empresas que naturalizaram o mau hábito de baixar softwares não autorizados.
 
Segundo levantamento conduzido pela BSA, até 2013 pelo menos 43% dos programas de software instalados em computadores no mundo não eram licenciados. De acordo com a instituição, esse quadro gera uma sensação de insegurança cibernética por conta das vulnerabilidades associadas ao uso de software ilegítimo. Só no primeiro trimestre de 2015, a ação de Monitoramento da Internet, promovida pela ABES, retirou mais de 15 mil links, websites e anúncios de sites de leilão da internet, que davam acesso a download de cópias ilegais de software dos associados da entidade.
 
Não se cale
 
As peças da campanha antipirataria traz imagens em que pessoas anônimas se autocensuram com as mãos sobre os olhos ou a boca. As mãos, no entanto, aparecem com uma textura transparente, numa sugestão de que sempre há o poder de escolha para não se deixar cegar ou calar. Numa quarta imagem, uma pessoa simula, com as mãos também transparentes, fantasiar-se de palhaço. "Não pague pelo jeitinho do outro", adverte a legenda.
 
A campanha mira donos de empresas, profissionais da área de TI, de finanças e de direito, além de revendas de software e empreendedores. Além disso, a estratégia também inclui ações de remarketing com foco em usuários já impactados em ações recentes das marcas ABES e BSA ou que já tenham interagido com conteúdos relacionados à regularização de licenças e denúncias envolvendo o uso ilegal de software em empresas de terceiros.
 

 

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