Compartilhe

A Microsoft Brasil está lançando a campanha Eu Posso Programar para Meninas, e começa a convocar, elas redes sociais, garotas que queiram aprender a linguagem de códigos de uma maneira lúdica e divertida, que se inscrevem, aprendem e ganham incentivo para atuar no mercado de TI. A ação de convocação vai durar até o dia 28/04.
 
A iniciativa contará ainda com o apoio de ONGs parceiras que atuam nacionalmente em diferentes frentes: educação, cultura, tecnologia e esporte. Além de impulsionarem a divulgação do projeto, as ONGs ficarão responsáveis por organizar turmas de meninas para as aulas na plataforma virtual www.eupossoprogramar.com, criada pela Microsoft e parceiros.
 
As participantes vão entrar em contato com o conteúdo de nível básico que é oferecido no site, chamado de “Hora do Código”, parceria da Microsoft com a Code.org. Os exercícios desta edição do programa são feitos com a ambientação do conhecido jogo Minecraft – que explora a imaginação com o uso de blocos dinâmicos.  Dessa forma, o aprendizado é intuitivo e agradável para as jovens.
 
Após a conclusão das aulas, as garotas recebem um certificado validado pela organização Code.org e pela Microsoft. Cada uma das futuras programadoras poderá então postar nas redes sociais a imagem do certificado com a hashtag #Eupossoprogramar e desafiar quatro amigas a participar do curso.
 
“Um dos objetivos da campanha é proporcionar um conhecimento técnico para meninas e jovens mulheres, dando-lhes uma base para se tornarem desenvolvedoras de soluções aplicáveis em diferentes contextos, tanto de negócios quanto sociais”, afirma Alessandra Del Debbio, vice-presidente jurídica e de assuntos corporativos, da Microsoft Brasil.
 
Este ano a campanha conta com o apoio institucional de organizações parceiras como a Reprograma, que realiza uma formação especial para mulheres que têm interesse em dedicar-se à carreira de tecnologia. Também tem o apoio da Softex, entidade responsável pelo gerenciamento operacional do portal Brasil Mais TI que é um programa 100% nacional criado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e da Educação – MEC. A campanha conta novamente com o apoio do Programaê!, iniciativa liderada pela Fundação Lemann e pela Fundação Telefônica, que tem como missão levar formação para estudantes de todo o país.
 

acesso rápido

pt_BRPT