Compartilhe

João Neves Fernandes, membro e fundador do Fórum Brasileiro de IoT, fala sobre as pesquisas e avanços da tecnologia no país e no mundo
 

De acordo com o Gartner, mais de 40% das organizações esperam que a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) transforme seus negócios ou ofereça novas oportunidades de receita e redução de custos em curto prazo, ao longo dos próximos três anos. Entretanto, apenas uma minoria tem implantado soluções de IoT em um ambiente de produção. Tendo em vista este cenário, o Portal ABES entrevistou João Neves Fernandes, membro e fundador do Fórum Brasileiro de IoT para falar das tecnologias e pesquisas sobre o tema.
 
Como avalia a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias focadas na Internet of Things no Brasil?
Existe muita coisa acontecendo na academia, universidades e centros de pesquisa, sem contar as empresas que também começaram pelas tecnologias de RFID, M2M, soluções embarcadas e, agora, estão naturalmente expandindo suas pesquisas e desenvolvimentos no campo da IoT. Mas, ainda não existe uma coordenação desses esforços que permita maximizar os resultados, ampliar a colaboração entre os envolvidos e interessados, aumentar a disseminação dos conceitos e práticas. No Brasil, ainda não existe uma política integrada para P&D (agenda estratégica de pesquisa) e o Fórum vem participando desse fomento, que ajudaria a difundir, coordenar os esforços e aumentar a produtividade das pesquisas, o desenvolvimento e a oferta de soluções.
 
Quando foi criado o Fórum Brasileiro de IOT e quais são seus objetivos?
O Fórum existe desde abril de 2012, mas os seus fundadores já apostavam que IoT poderia ser uma grande oportunidade para o nosso país e já haviam realizado eventos em 2010 e 2011 sobre o assunto. O Fórum foi fundado e é dirigido por pessoas de diversos segmentos (empresas, academia, institutos de pesquisa, órgãos de governo) com o objetivo de "acordar o Brasil" para a importância que essa oportunidade oferece ao nosso país, em todos os segmentos. Estamos jogando esse jogo em nível global.
 
Quais os principais desafios das tecnologias de Internet of Things?
Os padrões, a interoperabilidade e a governança são desafios que se destacam no fomento do uso dessas tecnologias, que permitem a habilitação da internet das coisas. Privacidade e segurança também surgem como importantes pontos a serem atacados e garantidos para facilitar a adoção de IoT pelas empresas e pela sociedade em geral.
 
As tecnologias de Internet of things podem ser aplicadas em carros, wearables, indústrias em geral, domicílios, saúde, gestão de cidades etc. Em quais destas áreas se verifica os principais avanços e inovações, em sua avaliação?
Falando em termos de Brasil, há muita coisa sendo feita nas áreas de saúde, logística, varejo, indústria de manufatura e smart grids. Em termos globais, destacam-se os grandes projetos de smart cities, verdadeiros laboratórios de desenvolvimento prático de soluções para a sociedade, em todos os segmentos.

Como empresas e pessoas podem participar do Fórum?
As pessoas podem registrar-se através do formulário que se encontra na aba “CADASTRO” do site www.iotbrasil.com.br. Por meio desse registro o interessado passa a ser considerado um afiliado do Fórum e terá acesso ao conteúdo reservado do site, bastando estar logado para poder fazer o download das informações exclusivas para membros. O Fórum costuma organizar eventos presenciais públicos, em média, a cada 3 meses. Existem vários grupos de trabalho, organizados por temas de interesse, que podem ser consultados no site. Para abril, planejamos um evento no segmento de varejo, mas ainda não temos os detalhes. O Fórum tem crescido bastante em termos de interesse por suas atividades e tem sido convidado para diversas eventos organizados por terceiros, no Brasil e no exterior, principalmente na Comunidade Europeia, com a qual o Fórum tem uma estreita relação e ações de colaboração.

acesso rápido

pt_BRPT