Compartilhe

A meta do projeto nesta nova fase é capacitar 10 mil pessoas até dezembro

 

Foi lançado no dia 19 de maio o novo portal do projeto Brasil Mais TI (www.brasilmaisti.com.br), desenvolvido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), sob coordenação técnica da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex e implantado pela Gestum.
 
Acessado em mais de 90 países, o Brasil Mais TI é um projeto que atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidade. Trata-se do 3º maior programa de capacitação gratuita do mundo (MOOC), disponibilizando mais de 20 cursos em mais de 1.500 horas de aula.
 
Entre os cursos disponíveis estão Algoritmo, do qual participaram 62% do público até o momento, Comunicação Visual para Web e Java. Segundo pesquisa desenvolvida pela Gestum, 3% a 7% dos brasileiros têm interesse ou vocação para a área de TI, um potencial de 3.6 a 8.4 milhões de pessoas que poderiam atuar no segmento O Brasil Mais TI capacitou em sua fase piloto (2012-2013) 33 mil pessoas. Nesta nova etapa, a meta é capacitar, até dezembro, mais 10 mil e ministrar mais de 100 mil cursos.
 
Outra novidade do site é o Teste de Perfil Pessoal e Profissional, um jogo que permite ao jovem avaliar o seu interesse e conhecimentos do mercado do TI. Desenvolvido em parceria com o professor João Brandão, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a plataforma simula uma série de entrevistas virtuais que orientam o jovem para os cursos que mais se adequam ao seu perfil.
 
“Seu objetivo é despertar a vocação e estimular a entrada de novos profissionais em um setor em franco processo de crescimento e considerado estratégico para o Brasil. O mercado de trabalho na área de TI é muito amplo e os salários são também bastante atraentes. Outro ponto importante e muito positivo é que há uma forte demanda por profissionais qualificados e ela tende a aumentar nos próximos anos”, explica Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex.
 
O Caderno Temático “Mercado de Trabalho e Formação de Mão de Obra em TI”, publicado no final do ano passado pelo Observatório Softex, unidade de inteligência, estudos e pesquisas da entidade, aponta para um déficit aproximado de 408 mil profissionais em 2020. Hoje, o Brasil é o 4º maior mercado de tecnologia do mundo, representando US$169 bilhões em consumo, mas exporta apenas 2% de tecnologia, um total de US$ 2 bilhões segundo estimativas do Observatório Softex.

 

acesso rápido

pt_BRPT