Compartilhe
 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou memorando de entendimento (MoU) com os bancos de desenvolvimento dos países que compõem o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O objetivo é impulsionar aplicações digitais com uso das tecnologias Distributed Ledger (DLT) e Blockchain.  
 
Assinaram o acordo, além do banco de desenvolvimento do Brasil, o State Corporation Bank for Development and Foreign Economic Affairs (Vnesheconombank), da Rússia; o Export-Import Bank of India (Exim Bank), o China Development Bank (CDB) e o Development Bank of Southern Africa Limited (DBSA), da África do Sul.
 
Com validade de cinco anos, o acordo foi firmado durante a 10ª Cúpula do BRICS, em Joanesburgo, na África do Sul, entre os dias 25 e 26 últimos. Ele prevê a exploração de oportunidades em aplicações das tecnologias Distributed Ledger (DLT) e Blockchain, no financiamento de infraestrutura e em outros setores de interesse mútuo, possibilitando às instituições o aumento da transparência, accountability e rastreabilidade de seus recursos. O BNDES foi representado, na ocasião, pelo chefe do seu Departamento de Captação, Leonardo Botelho.
 
Histórico – O memorando amplia a cooperação do BNDES com bancos de desenvolvimento no uso da tecnologia blockchain para aprimorar a transparência e a eficiência nos projetos financiados. Em fevereiro, o BNDES iniciou parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW para maior controle do ciclo de vida das operações financeiras do Fundo Amazônia, por meio do aplicativo com tecnologia blockchain TruBudget.

acesso rápido

pt_BRPT