Compartilhe

É crítico o déficit de mão de obra na área de TI. A expansão acelerada do segmento – hoje, em 10% ao ano podendo chegar a 12% em 2015 – contrasta com a falta de profissionais capacitados, o que pode travar o setor no Brasil. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que, aproximadamente, 78,5 mil vagas de TI serão criadas em 2014, ao passo que apenas 33,6 mil pessoas serão formadas para ocupá-las.

Uma das soluções encontradas pelas empresas de softwares foi promover treinamentos para capacitar e manter os funcionários. Para fazer frente a essa impasse, a Audaces, empresa líder no mercado de vendas de CAD/CAM na América Latina que atua no desenvolvimento de softwares e máquinas para automação dos processos produtivos das confecções, criou a Universidade Audaces. "Buscamos desenvolver tecnicamente os profissionais da empresa e também levar conhecimento ao mercado em que atuamos", conta Vera Lucia Brasil Nunes, diretora de Capital Intelectual da Audaces.

A Universidade Audaces atua na disseminação do conhecimento existente na empresa para todas as áreas, capacitando os colaboradores para atuação nas rotinas diárias e possibilitando o crescimento com o desenvolvimento de novas competências. "A inovação é estimulada a partir do momento que não limitamos o desenvolvimento ao seu cotidiano. Mentes abertas criam mais, inovam mais. Nesse processo de capacitação, são utilizados não só treinamentos presenciais, com equipe interna, instrutores Audaces ou ainda instituições externas, mas também EAD", diz Vera. Em 2013, a empresa realizou mais de 20 mil horas de treinamentos EAD e mais de 40 mil horas de treinamento presencial ministradas a clientes e colaboradores, tanto internamente como em outras instituições.

Segundo Vera, a preocupação da Audaces vai além da capacitação dos seus colaboradores, pois a área de Capital Intelectual, que engloba além da Universidade, o RH e Desenvolvimento Organizacional, busca atrair, captar e reter profissionais alinhados aos valores e cultura da empresa para que todo o investimento na formação e desenvolvimento das pessoas reverta no crescimento da própria organização de forma sustentável.

acesso rápido

pt_BRPT