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O Grupo Abril fechou uma parceria internacional para a criação de uma aceleradora de startups de tecnologia, a Abril Plug and Play. A iniciativa veio da unidade de Negócios Digitais, chefiada por Manoel Lemos, em conjunto com a Plug and Play, uma aceleradora criada em 2006 e sediada no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
 
A Abril Plug and Play vai apoiar, primordialmente, startups de soluções mobile e em estágio inicial de negócio (early-stage). O objetivo é ajudar essas empresas a se desenvolverem de forma sólida em um curto espaço de tempo. Para isso, o projeto permite levar os melhores empreendedores do programa para uma temporada no Vale do Silício, após três meses de aceleração dentro da sede do Grupo Abril, na capital paulista. Além disso oferece a exposição dessas empresas em grandes veículos de mídia da editora.
 
“O foco é encontrar pessoas com talento, determinação e boas ideias, especialmente não ligadas ao nosso core de produção e distribuição de conteúdo, e provocar um choque no modo em que fazemos negócios, irradiando a cultura empreendedora de assumir riscos e testar hipóteses. Estamos extremamente empolgados”, afirma Lemos, superintendente digital da Abril, que vem do mundo das startups e hoje também atua como investidor-anjo.
 
Para o CEO e fundador da Plug and Play, Saeed Amidi, a parceria vai abrir ainda mais as portas do Vale do Silício para o crescente movimento de startups brasileiras. “Estamos muito animados para encontrar talentos no Brasil e atuar neste mercado promissor junto a Abril. Vamos ajudar empreendedores não só a conquistar espaço em âmbito nacional, mas também permitir que cresçam globalmente. A Plug and Play teve a oportunidade de apoiar grandes histórias de sucesso, incluindo Paypal, Google e Dropbox. Com a Abril Plug and Play esperamos continuar nossa missão de inspirar empreendedores pelo mundo afora”.
 
Como funciona o programa

As startups interessadas no projeto poderão se inscrever pelo site da Abril Plug and Play (www.abrilplugandplay.com). As inscrições serão analisadas e algumas serão selecionadas para um pitch (apresentação da empresa e do negócio) diante de uma banca de avaliadores. Após esse encontro, as melhores serão chamadas para um período de três meses de incubação no prédio da Abril, em São Paulo, sob a gestão de Rogério Tamassia, diretor-executivo da aceleradora.
 
Durante esse período, os empreendedores terão palestras, workshops e mentorias de profissionais experientes do mercado, assim como acesso facilitado a possíveis clientes e parceiros em diversas áreas, como marketing direto (com o Alphabase), serviços web e apoio jurídico. Para aumentar as chances de sucesso, as startups também receberão um aporte de US$ 25 mil (seed capital ou investimento-semente), destinado a auxiliar no desenvolvimento do negócio ou ajustes no produto ou serviço. Ao final dos três meses, as empresas farão o Demo Day – uma apresentação para o mercado e para acionistas da Abril, com o objetivo de conseguir investimento.
 
As startups que apresentarem o melhor desempenho no programa serão levadas para mais um período de aceleração, desta vez na Plug and Play, em Sunnyvale, na Califórnia, no programa organizado por Fernando Gouveia, diretor de parcerias internacionais da aceleradora americana. Essa aproximação vai possibilitar ainda a abertura da companhia selecionada também nos Estados Unidos.
 
Por todo o apoio oferecido, Abril e Plug and Play ficarão com até 15% de participação acionária nas startups. Para Manoel Lemos, a criação da Abril Plug and Play reforça o quão promissor é o Brasil para o empreendedorismo tecnológico de alto impacto: “Temos muito talento, mas precisamos lapidá-lo. Também esperamos ajudar a estruturar cada vez mais o ecossistema empreendedor, sem o qual as startups não decolam”, diz.
 

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