Compartilhe

Entidade foi convidada pelo MCTIC 

Começa nesta segunda (28/05) mais uma importante iniciativa que faz parte do projeto de cooperação entre a União Europeia (UE) e o Brasil, no âmbito dos Diálogos Setoriais na área de Tecnologia da Comunicação e Informação. Uma missão brasileira formada por representantes de governo, de universidades e de empresas de tecnologia, fará uma imersão no ecossistema de IoT focado no setor do agronegócio europeu.
 
“Estamos muito empolgados com esta missão pois, além de nós, do MCTIC, temos representantes do CPqD, da USP, do Ministério da Agricultura e da ABES. Um grupo que reúne governo, empresas, academia e centros de pesquisa e desenvolvimento. Temos uma programação intensa por três países, que será muito enriquecedora”, avalia o representante da Secretaria de Políticas Digitais (Sepod) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Guilherme Corrêa.
 
Werter Padilha, coordenador do Comitê de IoT é o representante da ABES no grupo. “O agronegócio é uma das verticais priorizadas pelo Plano Nacional de IoT e este intercâmbio contribuirá para aumentar nosso conhecimento em um setor tão relevante para a economia brasileira. Temos em mente que o objetivo é aperfeiçoar a gestão das fazendas e criações por meio das tecnologias de IOT, que podem melhorar todo os processos envolvidos na produção, passando pelo planejamento, plantio e logística de distribuição”, destacou.
 
A primeira parada da missão será em Bruxelas (Bélgica), onde ocorrerão reuniões com o governo e a indústria, representada pela ALLIANCE FOR INTERNET OF THINGS INNOVATION (AIOTI), maior associação de IoT da Europa, e com o Internet of Food and Farm 2020, que visa tornar realidade o IoT e estimular a expansão da agricultura de precisão na região. Com atividades até o dia 01 de junho, o grupo brasileiro conhecerá casos de uso de IoT na Bélgica, Holanda e Itália, que permitirão ver, na prática, como é possível proporcionar mais produtividade e eficiência à produção agrícola e à pecuária.

acesso rápido

pt_BRPT