Compartilhe

No dia 18 de junho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu, em sua sede no Rio de Janeiro, o evento “BNDES Pilotos de IoT: Teste de soluções aplicadas de Internet das Coisas”, no qual apresentou o regulamento da seleção de projetos-piloto de soluções tecnológicas de Internet das Coisas (IoT) para os ambientes Cidades, Saúde e Rural. Mais de 300 pessoas se reuniram no local e a ABES marcou presença no encontro com Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da entidade, e Werter Padilha, coordenador do Comitê de IoT.
 
O BNDES Pilotos de IoT é um desdobramento do estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”, apoiado pelo BNDES em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conduzido pelo consórcio McKinsey/Fundação CPqD/Pereira Neto Macedo Advogados.
 
O objetivo da iniciativa foi reunir Institutos de tecnologia (ITs), empresas fornecedoras de soluções e usuários para que pudessem trocar informações e estabelecer conexões para formulação e execução de projetos em conjunto. Com isso, eles poderão estruturar consórcios para participar da seleção e vir a obter recursos financeiros do BNDES para desenvolvimentos dos projetos em IoT nas três verticais priorizadas pelo Plano Nacional de IoT.
 
A Diretora de Empresas do BNDES, Claudia Prates, e o Superintendente da Área de Indústria e Serviços do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Júlio Raimundo, participaram da sessão de abertura no período da manhã. Já no período da tarde, ocorreram as apresentações das ITs para as empresas, entre eles o CPqD, a Poli – USP e o CESAR,  além da oportunidade de networking.
 
O orçamento total para projetos de IoT é de R$ 20 milhões com uso de recursos não reembolsáveis. A fim de alavancar os investimentos totais, os projetos deverão prever aplicação de recursos financeiros como contrapartida, e o BNDES apoiará até 50% do custo de cada iniciativa selecionada. O valor mínimo do apoio do BNDES a cada plano de projetos pilotos será de R$ 1 milhão.
 
“O evento foi muito bom, integrando empresas, centros de pesquisa e governo. É muito relevante para o país termos tantos centros de pesquisa demonstrando seus trabalhos e em busca de parcerias com as empresas, para que as propostas de soluções em IoT sejam desenvolvidas e cheguem ao mercado”, destacou Jamile Sabatini.   
 
Já Werter Padilha ressaltou a importância de mais este passo na estratégia de implementação do Plano Nacional de IoT. “O Brasil tem chamado a atenção no cenário internacional, como constatei recentemente em eventos nos quais estive na Europa, Ásia e Estados Unidos. A continuidade das ações contribuirá para consolidar nosso protagonismo no ecossistema de IoT, pois o país conta com empresas, centros de pesquisa de excelência e as políticas públicas estão sendo construídas, com base em um estudo amplo e consistente”, avaliou.
 
Os interessados podem obter mais informações sobre a seleção de projetos-piloto de soluções tecnológicas de Internet das Coisas (IoT) nesta matéria e na página www.bndes.gov.br/pilotosiot, na qual estão disponibilizados mais informações, documentos para download e uma seção de perguntas e respostas.
 
 
 Werter Padilha (ABES), Carlos Azen (BNDES), Maria Luiza Cunha (BNDES), Jamile Sabatini Marques (ABES), Thales Marçal Vieira Netto (MCTIC) e José Gontijo (MCTIC)
 
Cecilia Matsumura (POLI/USP), Werter Padilha (ABES) e Jamile Sabatini (ABES)

acesso rápido

pt_BRPT